“Skimming” ou “leitura na diagonal” consiste numa leitura rápida de um texto ou de parte dele para captar a ideia geral do texto – e para descobrir se é interessante ou relevante para ti.
Depende do leitor, do livro e das circunstâncias. Eu costumo ler uma vez, mas pode acontecer de ler duas vezes a mesma obra dependendo da complexidade do texto ou do meu momento. As vezes leio o primeiro capítulo duas vezes quando não entendo.
Melhores dicas para interpretar qualquer texto
Mantenha uma coleção pessoal de aforismos, passagens e citações. Depois de terminar de ler o livro, é melhor não deixar todo o conhecimento acumulado ali, naquelas mesmas páginas. É preciso desenvolver um sistema para capturar passagens significativas, boas citações e ideias importantes surgidas durante a leitura.
9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros
Muitas pessoas me perguntam no Aprendizado Acelerado como fazer uma melhor leitura e extrair mais conteúdo de livros....
Para ler um livro por semana você precisa ler todos os dias – não tem como ser diferente. Podemos presumir que você precisará ler, pelo menos, entre 300 a 350 páginas (uma média do número de páginas de um livro de ficção) no prazo de 7 dias.
Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido. Entretanto, o contrário não acontece: ler 20 páginas hoje não permite que você não leia no dia seguinte.
Um bom ritmo de leitura desse material é de, no mínimo, 10 páginas por hora. Tem gente que lê 15 páginas por hora ou até mais do que isso, mas não precisa. O importante é você manter, no mínimo, 10 páginas por hora.
Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.
Afinal, quais são os top livros difíceis de se ler?
Em Busca do Tempo Perdido
O maior título de livro Descrever a origem e etimologia da língua inglesa não é mole, mas difícil mesmo foi encontrar um nome para esta eletrizante obra. Na dúvida, o indiano Sreenathachary Vangeepuram escolheu um impublicável título de 5.