Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo. Elas estão sempre associadas a sintomas específicos, levando o indivíduo que as apresenta a se privar de prazeres físicos, emocionais e mentais.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são, globalmente, as principais causas de mortalidade. As que mais acometem a população são as doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.
I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:
Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.
Lib - Doenças endêmicas no Brasil....A seguir, separamos as principais doenças infecciosas consideradas endêmicas em nosso país.
A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.
Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.
Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas.
Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Endemia: Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local.
Resposta. surto- acontece quando há um aumento inesperado dudnumero de casos de determinada doença. epidemia- epidemia acontece quando existe a ocorrência de vários casos em várias regiões. ... endemia- é uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local.
Resposta. Olá! Epidemia refere-se ao aumento no número de casos de uma doença em determinada região e período. Pandemia compreende um número de casos de doença acima do esperado, afetando vários países e continentes.
A palavra pandemia quer dizer que é uma infecção que afeta o mundo com uma nova doença. Esse termo é utilizado quando uma epidemia, que é um surto grande que afeta uma região, e se espalha por diferentes continentes com transmissão que contagia uma pessoa para outras pessoas.
Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.
Os primeiros elementos no controle de uma epidemia são, portanto, os seguintes: - Combater a fonte e o modo de transmissão; Água contaminada deveria ser proibida ou esterilizada; alimentos contaminados devem ser destruídos e locais onde os vetores se reproduzem devem ser saneados.