As inferências são feitas por meio do teste de duas hipóteses: uma hipótese nula (H0) e uma hipótese alternativa (H1 ou Ha). Não deve existir sobreposição de resultados entre estas duas hipóteses, ou seja, quando uma delas for verdadeira, a outra necessariamente deve ser falsa.
O objetivo não é apenas fornecer informações sobre a amostra estudada, mas fornecer extrapolações sobre o comportamento da população como um todo. Há uma série de diferentes ferramentas de análise estatística específicas utilizadas neste processo.
Observação
Testes de significância (também conhecidos como Testes de Hipóteses) correspondem a uma regra decisória que nos permite rejeitar ou não rejeitar uma hipótese estatística com base nos resultados de uma amostra. ... É a hipótese a ser testada.
O valor-p indica a probabilidade de se observar uma diferença tão grande ou maior do que a que foi observada sob a hipótese nula.
Um resultado de teste é estatisticamente significativo quando a estatística da amostra é atípica o suficiente em relação à hipótese nula para que podemos rejeitar a hipótese nula para toda a população.
Em geral, o valor de p