De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
O estudo observacional transversal realiza a análise de dados qualitativos coletados ao longo de um determinado período de tempo. São coletados dados de uma população amostral ou em um subconjunto predefinido que possuem características comuns, exceto na variável que está sendo estudada.
Passos a serem seguidos numa pesquisa descritiva
São componentes da pesquisa descritiva: Os estudos de caso e exploratório. ... Os estudos de caso e descritivo, e as pesquisas de opinião e de motivação. - Justificativa: A pesquisa descritiva pode tomar a forma de estudos de caso, exploratório ou descritivo, bem como o formato de pesquisas de opinião ou de motivação.
Pesquisas Descritivas A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador. Costuma fazer uso de levantamentos para coleta de dados e descreve, minuciosamente, experiências, processos, situações e fenômenos.
21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática . Assume, em geral, a forma de levantamento”.
A pesquisa descritiva visa descrever algo. ... Essa pesquisa não pode ter interferência do pesquisador. A pesquisa explicativa é uma tentativa de conectar as ideias e fatores identificados para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno. É onde pesquisadores tentam explicar o que está acontecendo.
Quanto à abordagem as pesquisas si dividem em quantitativa, qualitativa e quanti-qualitativa. ... A pesquisa quantitativa parte do pressuposto de que é possível mensurar ou quantificar um determinado fenômeno.
A pesquisa científica compreende a aplicação prática de um conjunto sistematizado de processos metodológicas de investigação utilizados para o desenvolvimento de um estudo delimitado....
A natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Quanto à natureza, as pesquisas podem ser classificadas como básicas ou aplicadas.
visa a descrever as características de determinada população ou fenômeno; estabelece relações entre variáveis; envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática; assume, em geral, a forma de Levantamento.
Determinação da natureza da pesquisa
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
Vão existir diversos tipos de pesquisas dentre elas: exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental, experimental, levantamento, estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação. Cronograma – delimita cada ação feita no projeto de pesquisa em termo de tempo.
A ABNT define o projeto de pesquisa como “uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado“. O objetivo principal do projeto é estruturar a pesquisa que vai ser realizada. ... Ou seja, é um esboço da pesquisa, apenas um planejamento. Não o trabalho final.
As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.
Tema é o assunto que se deseja estudar e pesquisar. ... A pesquisa deve ser focada sobre um problema relacionado ao tema, ou seja, uma questão associada ao tema com importância real, e que ainda não tenha sido devidamente respondida pela literatura existente.
A importância da capacitação profissional no mundo contemporâneo. Como podemos perceber, o tema é algo mais abrangente e consiste no assunto que deve ser explorado ao longo do texto. Já o título é algo mais sintético, é como se fosse afunilando o assunto que será posteriormente discutido.
A delimitação do tema de um trabalho científico também pode ser chamada de “recorte”. Trata-se da ênfase escolhida dentro de um assunto mais amplo. Delimitar significa estabelecer limites. Geralmente, os prazos para a execução do projeto e os recursos disponíveis são determinantes.
Afinal, qual a diferença entre “tema” e “tema delimitado” na monografia? Tema é algo mais abrangente, algo sobre o qual há muito que se abordar e analisar. Já o tema delimitado, como o próprio nome já pressupõe, é o próprio tema, entretanto delimitado.