Classificam-se em estudo de caso único ou estudo de casos múltiplos, sendo este segundo tipo aquele que envolve mais do que um único caso e tem como vantagem proporcionar, por meio das evidências dos casos, um estudo mais robusto(2-3). Assim como os vários métodos, os estudos de caso possuem vantagens e desvantagens.
A avaliação social, realizada pelos Assistentes Sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilita um olhar ampliado sobre a deficiência, compreendo-a como um problema social e rompendo com o paradigma de que deficiência é um tema que diz respeito apenas ao saber biomédico.
De acordo com o SGB IX, pessoas são consideradas como deficientes se a sua função física, capacidade mental ou saúde psicológica são altamente susceptíveis de desviar-se por mais de seis meses da condição típica para a idade e, portanto, a sua participação na vida em sociedade Page 9 17 16 AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA APÓS ...
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.