O anterídio é responsável pela produção dos gametas masculinos conhecidos por anterozoides. ... Os arquegônios são estruturas multicelulares que produzem apenas uma oosfera (gameta feminino) — uma estrutura imóvel, diferentemente dos anterozoides.
O ciclo haplodiplobionte nos musgos Existem órgãos especializados na produção de gametas chamados gametângios e que ficam localizados no ápice dos gametófitos. O gametângio masculino é o anterídio e seus gametas, os anterozoides. O gametângio feminino é o arquegônio que produz apenas um gameta feminino, a oosfera.
Gametângio é a designação dada em botânica, ficologia e micologia ao órgão das plantas, algas e fungos onde são produzidos os gâmetas, por similaridade com os esporângios, que são os órgãos onde são produzidos os esporos, normalmente não sexuados.
Os esporos germinam e liberam gametas que continuam o ciclo de vida até formar um novo plasmódio.
Na fase de esporo, a bactéria pode permanecer dormente por um longo tempo, até que as condições voltem a ser favoráveis. Nesse período, há redução do metabolismo e não ocorre multiplicação e crescimento. Os esporos podem permanecer viáveis por séculos.
O esporo é uma camada que protege a bactéria e é responsável pela resistência e ao ataque dos agentes físicos e químicos da esterilização e desinfecção. ... Na fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória.
A atuação das bactérias no ambiente também merece destaque: é extremamente importante para a reciclagem de matéria orgânica, ou seja, as bactérias, juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica.