Resposta. Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos ou serviços.
Holding é uma empresa que possui como atividade principal, a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas. Trata-se de uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.
Os holdings surgiram no momento em que os grandes empresários, ao invés de montar suas próprias empresas e indústrias, passaram a comprar ações de empresas do mesmo ramo. Um único empresário controla ações de duas ou três empresas concorrentes com o mesmo produto.
Um bom exemplo seria a holding dos irmãos Walton, herdeiros do Walmart. ... Uma holding é uma empresa que controla e administra outras companhias, como já mencionamos no primeiro post da série sobre holding.
Tipos de holding
As 19 empresas brasileiras entre as maiores do mundo em 2016
Na atividade de locação de imóveis, a Holding Patrimonial terá seus rendimentos tributados pela alíquota de 11,33%. Já em caso da tributação incidente sobre as receitas de aluguéis auferidos por pessoas físicas, deve-se observar a Tabela Progressiva. A alíquota para pessoa física poderá chegar a 27,5%.
Uma holding patrimonial é constituída para gerenciar bens, sejam eles imóveis, ativos ou ambos. Essa controladora vai gerar, por exemplo, economia tributária para os seus sócios. A controladora patrimonial facilita a gestão de todas as empresas do grupo, promovendo uma série de benefícios para elas.
Holding mista Esse é o modelo mais comum no Brasil e prevê, além do controle, a exploração de atividades empresariais, principalmente prestação de serviços comerciais e civis, com exceção das industriais.
Embora muito utilizadas na compra e administração de imóveis, as empresas holding estão aptas a investir em todo tipo de ativos, especialmente, patentes, marcas registradas, direitos autorais, ações, entre outros. Portanto, é fácil concluir, que as holdings ganham muito dinheiro com a compra e (re) venda de ativos.
A pessoa física precisa ter a consciência, antes de aderir ao modelo, que todo o seu patrimônio será integralizado no capital social do holding familiar, o mesmo vale para o patrimônio familiar. Uma das grandes vantagens é o processo de transferência das ações dessa sociedade aos herdeiros.