EQST

O Que Suspende O Estgio Probatorio?

O que suspende o estágio Probatorio?

O estágio probatório ficará suspenso durante: licença por motivo de doença em pessoa da família; licença por motivo de afastamento do cônjuge (sem remuneração);

Pode pedir afastamento no estágio probatório?

Segundo o tribunal, os casos de afastamento a servidores em estágio probatório previstos pela Lei 8.

Quantas faltas pode ter no estágio probatório?

– De 1 (uma) a 3 (três) faltas injustificadas subtrai 2,00 (dois) pontos da nota avaliação de desempenho do período; – Acima de 3 (três) faltas injustificadas subtrai 3,50 (três e cinquenta) pontos da nota da avaliação de desempenho do período.

Quem avalia o servidor em estágio Probatorio?

O estágio probatório é um período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores. A avaliação começa justamente após a posse e o começo do trabalho. ... O estágio probatório é regulado pela Lei n° 8.

O que não pode acontecer no estágio Probatorio?

O período de estágio probatório conforme previsto na Constituição Federal, artigo 41, é de 3 (três) anos. ... Durante o período de estágio probatório o servidor não está impedido de exercer qualquer cargo em comissão ou funções de direção, assessoramento ou chefia.

É possível permuta em estágio probatório?

ESTÁGIO PROBATÓRIO. ... 14 e 15 daquele diploma legal condicionam a permuta entre servidores à conclusão do estágio probatório, a despeito do instituto também não impingir ônus para a Administração ou prejuízos para o serviço público.

Qual o prazo de estabilidade do servidor público?

Apenas o servidor que for admitido por concurso público tem direito a estabilidade na administração pública. Após ser aprovado e tomar posse, o servidor inicia o período de estágio probatório. Assim, você será avaliado durante 3 anos e, se aprovado, adquire a estabilidade no serviço público.

Quando um funcionário público deve se afastar para ser candidato?

Os servidores efetivos (estatutários ou não), comissionados e contratados têm até o dia 15 de agosto para se afastar. O pedido deve ser feito por formulário específico disponível no site da Seplag.

O que é licença eleitoral?

É o afastamento concedido ao servidor efetivo que pretende concorrer a cargo eletivo, decorrente do dever de se afastar de suas funções nos prazos de desincompatibilização definidos em lei.

O que é necessário para ser um vereador?

O que é preciso para se candidatar a vereador?

  • ter nacionalidade brasileira (ser brasileiro nato ou naturalizado);
  • possuir pleno exercício dos direitos políticos;
  • ser alfabetizado (saber ler e escrever);
  • estar filiado a um partido político por no mínimo 1 ano antes da eleição;

É desnecessária a desincompatibilização de servidor público ainda que estadual que exerce suas funções em município distinto do qual se pretende candidatar?

Segundo entendimento do TSE, é desnecessária a desincompatibilização de servidor público - ainda que estadual - que exerce suas funções em município distinto do qual se pretende candidatar (Ac. de 16.

Quantos mandatos Um vereador precisa para se aposentar?

O valor exato é determinado pela divisão dos anos exercidos de mandato por 35 – o mínimo de anos necessários para se aposentar. Assim, se um deputado tiver exercido 12 anos de mandato, receberá aposentadoria igual a 12/35 avos do salário de deputado.

Como funciona a aposentadoria de Senadores?

Desde a Reforma da Previdência de 2019, o senador que optou pelo PSSC somente poderá se aposentar a partir de 62 anos de idade, se mulher, e 65 anos, se homem. ... Aqueles senadores que já tinham cumprido os requisitos necessários para se aposentar naquela data tiveram o direito ao benefício assegurado.

Como fazer para alterar uma lei municipal?

A Lei Orgânica rege o Município e deve atender aos princípios da Constituição Federal e da Constituição Estadual. As alterações são realizadas mediante promulgação da Emenda à Lei Orgânica, desde que aprovada por dois terços dos Vereadores, em dois turnos. (art. 29, da Constituição Federal).

Qual o percentual de cidadãos eleitores do município que podem apresentar projetos de lei para serem votados na Câmara Municipal?

No município em que vivo somos 400 mil pessoas e a lei municipal exige 5% do eleitorado para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, o que inviabiliza a coleta e apresentação de assinaturas que ainda tem o agravante de ter que ser feita com base no número do Título Eleitoral, que raramente as pessoas ...