Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de regras e dados matemáticos responsáveis por fazerem as suas postagens se destacarem ou não no feed dos seus clientes.
Os algoritmos são como itens que mostram passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa lógica. Eles estão presentes, na interpretação da linguagem homem/máquina, especialmente na programação. A linguagem com a qual a lógica das máquinas é escrita é composta pelos algoritmos.
Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo. Pense na receita culinária, por exemplo.
Por meio de algoritmos — uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas —, as grandes plataformas digitais são capazes de personalizar conteúdo, exercendo uma espécie de curadoria da informação. A internet dos algoritmos vem mudando o modo como a sociedade consome informação e a sua percepção do mundo.
Ao estudarmos algoritmos, podemos aprender técnicas de análise que nos permitem comparar e contrastar soluções baseadas unicamente em suas próprias características, não as características do programa ou computador utilizado para implementá-los.
Estudar algoritmos pode ser feito em conjunto com todas as outras formas de aprendizado. É extremamente indicada para os que desejam um rápido desenvolvimento. Para aprender programação é indicado estudar algoritmos, pois aprender programação estudando algoritmos é muito mais produtivo.
Algoritmo é um conjunto de instruções, como uma receita de bolo, constituído de um número finito de passos. Para que os dados sejam processados, há a necessidade de se utilizar uma linguagem de programação, pois os computadores não executam diretamente os algoritmos.
Estrutura de seleção (expressão condicional ou ainda construção condicional) é, na ciência da computação, uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção (ou condição) é verdadeira ou falsa, em que a expressão é ...
Lógica de programação é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. ... A linguagem de programação é somente como se escreve o algoritmo. O grande problema para muitos é o que “dizer” para o computador fazer o que é desejado.
É a organização e planejamento de instruções, em um algoritmo, com o objetivo de tornar viável a implementação de um programa ou software. A lógica de programação nada mais é do que a organização coerente das instruções do programa para que seu objetivo seja alcançado.
Então a primeira dica para acelerar o aprendizado em lógica de programação é começar pelas bases, ou seja, estudar matemática, principalmente a disciplina de lógica. Existem muitos livros do ensino fundamental que vem com vários exercícios de lógica aplicada que são legais para se fazer e é um bom ponto para começar.
A lógica de programação é importante porque é ela quem nos dá as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo.
5 passos para aprender a programar