Resposta: é um tipo de tecido epitelial glandular e que atua simultaneamente como glândula endócrina e glândula exócrina. Como a Glândula endócrina secreta substância na corrente sanguínea e como glândula exócrina produz secreção.
As doenças endócrinas incluem: Hipertireoidismo, Hipotireoidismo, Doenças de Cushing, Doença de Addison, Acromegalia, Diabetes, Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva.
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, o sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.
Denominamos de glândulas endócrinas aquelas que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos. Elas diferem-se das glândulas exócrinas por não possuírem canais por onde saem as secreções. As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
Funções dos Sistemas do Corpo Humano
Resposta. O corpo humano é formado por vários sistemas, que atuam em conjunto para garantir o funcionamento do organismo humano. Esses sistemas podem ser definidos como conjuntos de órgãos. Apesar de estarem ligados, realizam atividades específicas.
O encéfalo e a medula espinhal são conhecidos como sistema nervoso central e têm a função de coordenação nervosa. ... Sistema nervoso central, composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo), que fica protegido pela caixa craniana, e pela medula espinhal, que é um prolongamento do encéfalo; Órgãos do sistema urinário.
Confira as principais partes do encéfalo e suas funções: → Cérebro: é a maior e mais desenvolvida porção do encéfalo e está relacionado com atividades importantes do corpo, tais como a interpretação dos sentidos, memória, raciocínio, controle dos músculos esqueléticos, pensamento e fala.
O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.
O sistema nervoso central é formado por encéfalo e medula, enquanto o periférico é formado por nervos e gânglios. O sistema nervoso é, sem dúvidas, um dos mais importantes sistemas do corpo. Ele está relacionado com a compreensão, percepção e resposta aos estímulos internos e do ambiente que nos rodeia.
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".
A principal importância do sistema nervoso consiste no monitoramento e na coordenação da atividade dos músculos, da movimentação dos órgãos e realiza a construção e finalização dos estímulos dos sentidos. O sistema nervoso divide-se em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O sistema simpático é o sistema de alerta e de maior gasto de energia. SNP autônomo parassimpático: normaliza o funcionamento dos órgãos internos quando cessa uma situação de perigo. Portanto, esse sistema dirige as atividades dos órgãos nas situações de rotina.
→ O que é o Sistema Nervoso Periférico? O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.
As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo. Elas são divididas em terminações nervosas sensitivas e terminações nervosas motoras, com diferentes localizações e fisiologia.
Resposta: O Sistema nervoso periférico leva informações dos órgãos sensoriais (orelha, língua, pele, olhos, por exemplo) ao sistema nervoso Central, deste aos músculos e às glândulas que respondem os estímulos.
Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias. Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros.
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. ... Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais.
O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas. O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso. O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.