O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.
As células-tronco hematopoéticas (CTH) são células que possuem a capacidade de se autorrenovar e se diferenciar em células especializadas do tecido sanguíneo e do sistema imune. Na medicina, sua importância pode ser evidenciada por seu uso rotineiro do tratamento de doenças onco-hematológicas e imunológicas.
Células dendríticas (DCs) se originam na medula óssea a partir de células-tronco hematopoiéticas pluripotentes e são uma das principais células apresentadoras de antígeno do sistema imune. Estas células foram descobertas como uma nova linhagem de células nos órgãos linfóides de camundongos, distinta dos macrófagos.
Células estaminais são células indiferenciadas com capacidade de auto-renovação e divisão ilimitada que podem dar origem a células estaminais adicionais, mantendo o seu pool, e a células-filhas comprometidas com a diferenciação nos vários tipos celulares do organismo.
Quando falamos em células que participam do sistema imunológico, devemos dar destaque aos leucócitos, responsáveis pelas principais ações de defesa do organismo. Também chamados de glóbulos brancos, são produzidos na medula óssea e migram para as várias partes do corpo pelos vasos sanguíneos.
Os linfócitos são um tipo de leucócito ou glóbulo branco do sangue, responsáveis pelo reconhecimento e destruição de microrganismos infecciosos como bactérias e vírus. Existem os linfócitos B e linfócitos T. Conheça mais sobre: Linfócitos.
As células de defesa dos organismos celenterados são os cnidoblastos ou cnidócitos. Os celenterados são também conhecidos como cnidócitos, o que pode deixar mais evidente o nome de suas células de defesa.
Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas.
Scyphozoa
a anemora quanto a agua viva pertecem ao mesmo filo (cnidarios),ambos pode causar queimaduras e irritaçoes na pele ambos tem o corpo gelatinoso.
Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.
Resposta: O filo Cnidaria é portanto grupo-irmão dos metazoários bilaterais. Uma das principais questões relativas à filogenia dos cnidários refere-se à forma ancestral - foi o pólipo ou a medusa? ... Os ctenóforos são monofiléticos e formam um pequeno filo com cerca de 100 espécies atuais.
Resposta. Significa que eles têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme.