As invariantes pedagógicas de Freinet: A criança é da mesma natureza que o adulto. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros. O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional.
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. ... O conceito de interesse é fundamental no pensamento de Decroly. Segundo ele, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento.
Segundo Freinet (1973) a aula-passeio proporciona sentir com todo o nosso ser, não só objetivamente, mas com toda a nossa sensibilidade natural. As aulas-passeio são experiências humanizadoras que ressignificam a posição do professor em formação inicial, transformando tanto sua visão de ser, quanto de estar no mundo.
Aula-passeio: instrumento pedagógico mais do que aprovado pelos alunos. ... No período entre guerras, iniciou alguns experimentos usados até hoje, como a aula-passeio – também conhecida como estudo de campo –, o jornal de classe e o livro da vida.
27. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares? B) Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
Oralidade: Conversar sobre passeios realizados manifestando suas impressões. Relatar passeios vivenciados, lembrando-se de fatos relevantes, descrevendo lugares, levando em conta o ouvinte.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas.
Usar livros e filmes para ampliar referências
A natureza pode ser um como recurso pedagógico na Educação Infantil? ... O espaço que pode ser utilizado nas atividades da Educação Infantil estimula os alunos a inventarem, inovarem, explorarem o local de outra maneira, dar novos significados ou inserir os materiais encontrados na Natureza em outro contexto.
Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as ...
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
O ensino da natureza e da sociedade permite avaliar o desenvolvimento e adaptação das sociedades à vida na natureza, as transformações ambientais que provocam o uso de recursos naturais renováveis e não renováveis e como pode ser a continuidade da vida humana no planeta Terra.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.
Resposta: 1)Os seres humanos, desde tempos pré-históricos, atuam no sentido de transformar o meio natural em que vivem. Inicialmente, todos os povos do mundo eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um local para outro, buscando por alimentos e por locais de moradia e sustento.
O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).
O ser humano precisa da natureza para viver e a natureza está pronta para ajudar. Para o homem desfrutar destes bens naturais ele precisa preservar o meio em que vive. ... O espaço mostra as interações de interdependência entre a cultura e a natureza no meio ambiente.
Entre árvores, flores e animais, o ar é puro, os sons são harmônicos e os alimentos mais saudáveis que existem nascem sem agrotóxicos no quintal. Para onde olhamos tem verde, tem sombra, tem frescor, tem o clima quente, frio ... do nosso país, mas com certeza mais ameno e sem o calor do asfalto e do concreto.
A natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. Geralmente não inclui os objetos construídos pelo homem.
“O que os olhos não veem o coração não sente”, diz o provérbio repetido pela sabedoria popular. Da mesma forma, a nossa relação com a natureza muitas vezes passa despercebida por não a enxergarmos diante de tantos prédios e muros que nos cercam.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.