Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
A governança corporativa possui quatro valores, pilares que dão sustentação a esta teoria, amarrando concepções práticas e processos de alta gestão: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
As boas práticas de Governança Corporativa transparecem confiabilidade, que gera credibilidade às empresas, garantindo ambientes mais saudáveis e seguros para a realização de negócios no país, assim como profissionais mais capacitados e hábeis a enfrentar os desafios e garantindo a reputação e conformidade.
O compliance tem o foco no cumprimento das regras e normas internas e externas à organização e na gestão e prevenção de riscos por meio da adoção de práticas pautadas na transparência e na ética. Já a governança corporativa almeja o reforço da reputação da empresa ao mostrar os benefícios da conduta ética empresarial.
Quais os princípios fundamentais da governança corporativa?
Para o IBGC, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Governança Corporativa - Composta por Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitês, Comitê de Auditoria, Auditoria Independente e Presidente, representa o sistema do qual todas as organizações podem prover relacionamentos envolvendo diretoria, conselho de administração, comitês e os proprietários.
São eles:
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Os Comitês da Governança Corporativa funcionam como apoiadores do Conselho de Administração, fornecendo aos conselheiros informações e análises para tomadas de decisão ágeis e precisas.
Resposta: Os Comitês de Bacia são grupos de gestão compostos por representantes dos três níveis do poder público (federal – caso a bacia envolva mais de um Estado ou outro país, estadual e municipal), usuários da água e sociedade civil. ... estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água.
Stakeholders: clientes, gerentes, colaboradores, fornecedores, aqueles que recebem diretamente os efeitos da gestão empresarial; e. Gestores: administradores, diretores, conselheiros, aqueles que possuem poder decisório na gestão empresarial.
Os stakeholders (partes interessadas, em português) são as pessoas e as organizações que podem ser afetadas por um projeto ou empresa, de forma direta ou indireta, positiva ou negativamente. Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de um projeto.
Exemplos de stakeholders em uma empresa