As vozes verbais dizem respeito à relação que se estabelece entre o sujeito do enunciado e o verbo ao qual está ligado. Essa relação ajuda a definir não só o significado do enunciado, mas também o foco e a entonação, como perceberemos a seguir.
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. ... Em uma frase de voz reflexiva, o pronome oblíquo tem a função de objeto de um verbo transitivo, funcionando, assim, como complemento. Exemplos de voz reflexiva: Depois do banho, Aline se penteou.
1. Som produzido na laringe, pelo ar que sai dos pulmões e da boca. 2. Qualquer ruído.
Voz ou vós?
1. Aquele que cria ou produz (apenas por faculdade própria). 2. A pessoa que escreve uma obra.
A função-autor seria o ponto de balizamento que o nome do autor apresenta na ordem dos discursos – para usar aqui a belíssima expressão foucaultiana. Ele faz função – função de delimitação discursiva.
Não devemos copiar textos e ideias dos outros. Chamamos de autor a pessoa que escreve uma obra escrita, seja ela uma história, um livro, uma música, um texto científico, etc. Quando a pessoa escreve, ela faz uma definição de alguma coisa, à sua maneira de ver ou perceber um assunto.
Em geral, o texto “sobre o autor” deve ser escrito em terceira pessoa e oferecer uma pincelada sobre a sua vida, focando nos aspectos relevantes para o seu trabalho como escritor. Você deve se focar em dois fatores essenciais: o produto que você está divulgando (seu livro) e quem vai comprá-lo (seus leitores).
5 passos para escrever uma biografia ou sua autobiografia