O Plano de Salvação, segundo A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é um plano que Deus criou para salvar, resgatar e exaltar a humanidade.
Ensinar o Plano de Salvação (Parte 1)
Resumo sobre o calvinismo Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero. Com isso, pregava-se que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Logo, Deus seria soberano de todas as coisas.
27 de maio de 1564
Calvino pregava que a salvação não dependia somente da fé própria, ele trata da predestinação, ou seja, o homem já nascia com destino traçado por Deus para vida eterna ou para sua condenação.
Segundo Calvino, o princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna.
João Calvino
1 Que ou o que é destinado antecipadamente; escolhido, fadado. 2 Teol Que ou aquele que é eleito por Deus para a bem-aventurança eterna. 3 por ext Que ou aquele que por sua índole está preparado para a realização de grandes obras.
Como surgiram as igrejas protestantes?
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.