O instituto do habeas data tem sua origem apontada na legislação ordinária nos Estados Unidos, por meio da Freedom of Information Act de 1974, alterado pelo Freedom of Information Reform Act de 1978, visando possibilitar o acesso do particular às informações constantes de registros públicos ou particulares permitidos ...
Para ingressar com habeas data, a Lei nº 9.
São requisitos a serem observados para impetrar mandado de injunção, EXCETO: Escolha uma: a. Que o impetrante seja o beneficiário direto do direito, liberdade ou prerrogativa que demanda regulamentação.
Não é cabível a impetração de habeas data na hipótese, pois, de acordo com o Art. 5º, inciso LXXII, da CRFB/88, este remédio constitucional destina-se a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
a) Paciente: é aquele que sofre o constrangimento ilegal, e visa ter o benefício com a ordem judicial; b) Impetrante: é a pessoa que maneja o pedido de habeas corpus e pode se confundir com o paciente, isto é, o próprio paciente pode manejar o pedido, independentemente, de ser advogado, por força do art.
Coator é a autoridade superior que pratica ou ordena concreta e especificamente a execução ou inexecução do ato impugnado e responde pelas suas consequências administrativas (in Mandado de Segurança, 26ª edição, Editora Malheiros, pág.
Segundo o art. 6º , § 3º , da Lei nº 12.
Considera-se autoridade coatora a pessoa que ordena ou omite a prática do ato impugnado, e não o superior que o recomenda ou baixa normas para sua execução. Não há confundir, entretanto, o simples executor material do ato com a autoridade por ele responsável.
Esse é uma ação autônoma constitucional, previsto na Constituição Federal no art. ... Porém, infelizmente, a Constituição Federal não prevê se é possível ou não a impetração desse remédio constitucional se a autoridade coatora for um particular.
O Prof. Bernardo Gonçalves afirma que a legitimidade passiva é da autoridade coatora, assim denominada aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática (art. ... No polo passivo do mandado de segurança, está a pessoa jurídica a que se encontra vinculada a autoridade coatora.