EQST

O Que Significa Nion Gap Aumentado?

O que significa ânion gap aumentado?

Acidose Metabólica com Ânion Gap Aumentado (Acidose AG) Um AG >12 indica o acúmulo de ácidos não-clorídricos. Ou seja, algum ácido (H+) está causando uma redução no pH e, consequentemente, na sua dissociação, gerando um ânion (¹ Cl–) que irá aumentar o AG.

Como se calcula ânion gap?

A fórmula usada para seu cálculo é: AG = [(Na+ + K+) – (Cl- + Bicarbonato)] • Anion gap corrigido (AGc): é o cálculo do AG cor- rigido pela albumina e pelo lactato, que estão quase sempre alterados (hipoalbuminemia e hiperlactatemia) em pacientes criticamente enfermos14,15.

O que é o ânion gap?

O ânion gap (também conhecido como intervalo aniônico ou hiato aniônico) nada mais é do que a diferença entre os cátions presentes no sangue (principalmente sódio) e os ânions (principalmente bicarbonato e cloro), ou seja, é o “buraco” entre um e outro.

Como corrigir acidose hiperclorêmica?

Em contraste com a acidose com ânion gapaumentada, a maioria dos casos de acidose metabólica hiperclorêmica é tratávelcom reposição de bicarbonato.

O que é acidose Hiperclorêmica?

A acidose metabólica de intervalo aniônico normal é caracterizada pela redução do bicarbonato sanguíneo, retenção de cloro e ausência de alteração do intervalo aniônico. Devido a retenção do cloro plasmático, também recebe o nome de acidose metabólica hiperclorêmica.

Como calcular o ânion gap?

Portanto, diante de uma acidose metabólica, devemos calcular o ânion gap para saber se é uma acidose metabólica com Ânion Gap elevado ou não. Confirmamos esse distúrbio após calcularmos o AG (ânion-gap) pela fórmula [AG= Na – (HCO3 + Cl)] e obtermos um valor maior que 12.

Qual o valor de referência do ânion gap?

Essa diferença é denominada ânion gap. Os valores de referência para o ânion gap variam conforme os autores, mas a maioria aponta como valores normais 10 ± 2 mEq/L. O cálculo do ânion gap é uma forma simples de avaliar a existência de ânions não mensurados, como lactato, acetoacetato e beta-hidroxibutirato.

Quando o ânion gap deve ser calculado?

Portanto, diante de uma acidose metabólica, devemos calcular o ânion gap para saber se é uma acidose metabólica com Ânion Gap elevado ou não. Confirmamos esse distúrbio após calcularmos o AG (ânion-gap) pela fórmula [AG= Na – (HCO3 + Cl)] e obtermos um valor maior que 12.

Como corrigir acidose metabólica na ventilação mecânica?

Pacientes com acidose metabólica leve (pH > 7,15): Aumentar a FR da VM até no máximo 35 irpm, objetivando pH > 7,30 ou PaCO2 < 25 mmHg; Se, mesmo após aumentar a FR até 35 irpm ou a PaCO2 estiver menor que 25 mmHg, a acidose persistir, deve-se considerar infusão de bicarbonato.

Como reduzir acidose?

Tratamento de Acidose metabólica
  1. Desintoxicação, se a causar for álcool ou exposição a substâncias tóxicas.
  2. Insulina para cetoacidose diabética.
  3. Reposição de fluídos por via intravenosa.
  4. Bicarbonato de sódio por via intravenosa.

Qual o normal do pCO2?

PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 - 45 mmHg.

São causas de acidose metabólica com ânion gap normal?

Causas e diagnóstico diferencial As causas mais comuns de acidose metabólica de hiato aniônico normal são: perda de bicarbonato pelo trato gastrointestinal ou renal, e incapacidade renal de excretar ácidos.

Como interpretar o ânion gap?

O ânion gap deve ser sempre calculado na presença de acidose metabólica para esclarecer sua etiologia. O valor normal do ânion gap varia de 8 a 12 mEq/L. Valores superiores a 20 mEq/L indicam a presença de acidose metabólica independente do pH e da concentração de bicarbonato no plasma.

Como corrigir ânion gap pela albumina?

Sendo assim, pode-se compreender também a necessidade de correção dos valores obtidos com o cálculo do ânion gap quando há hipoalbuminemia. Em geral, para cada 1,0 g/dL que a albumina reduz abaixo de 4,0 g/dL, deve-se acrescentar 2,5 mEq/L ao resultado que se obtém no cálculo do ânion gap.