2- Livrai-nos, Deus, Nosso Senhor (na boca) Ao proferir essas palavras e gestos, pedimos a Deus que da nossa boca, só saiam palavras do bem, louvores, que a nossa fala sirva para edificar o Reino de Deus e trazer o bem para o próximo.
“A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração, indica-nos que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado por todos os que ...
A proclamação do evangelho supõe a promoção da paz e da justiça para criar um mundo novo que reflita o Reino de Deus”. (Ipsis literes – site: https://mcmpovos.com). A Lei n. 13.
Com o óleo dos catecúmenos, o sacerdote traça uma cruz no peito e outra entre as omoplatas do batizando. Simboliza a força na luta contra as tentações, uma espécie de escudo contra o pecado.
Não é proibido nem pecado que se dê a comunhão com a esquerda, mas é uma questão de boa educação litúrgica, bem como um detalhe de amor a Jesus. De qualquer maneira, é bom conservar detalhes que têm um significado e, se fazemos por amor, valem ainda mais. Não se trata de formalismos vazios.
Ao entrar na igreja, como sinal de respeito, os católicos podem ajoelhar-se perante a ele ou fazer uma breve reverência. Se quiser, pode imitá-los ou dirigir-se diretamente aos bancos. Para isso, basta apoiar-se sobre o joelho direito, abaixando o máximo que puder.
Receba a hóstia.
(1) Cortesia que se faz com a cabeça ao passar por alguém. (4) Reverência que faz um católico quando entra na igreja ou passa por diante do altar: recorda-te de fazer a vénia quando entres na igreja.
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.
Receber a Eucaristia na comunhão traz consigo, como fruto principal, a união íntima com Cristo Jesus; conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Baptismo; afasta do pecado; fortifica a caridade; preserva dos pecados mortais futuros e une todos os fiéis num só corpo: a Igreja.
Primeira Eucaristia Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.
Momento em que cristãos, em sua maioria crianças, recebem, pela primeira vez, o Corpo e o Sangue de Cristo, sob a forma de pão e vinho. No entanto, para que todo esse ritual ocorra é necessário curso preparatório, com duração que varia de um a um ano e meio.
A Eucaristia é um ritual que lembra a morte na Cruz e a ressurreição de Jesus. ... Ela é considerada pela Igreja Católica como o sacramento que representa o corpo e o sangue de Cristo transmutados em pão e vinho, oferecido no altar como o alimento da alma.