Fadiga é um fenômeno relatado desde a antiguidade. O termo é usado na Bíblia relacionando-o a sofrimento por causas físicas (trabalho excessivo) ou mentais (sentimento de culpa) (9).
É aquela sensação de desconforto que você sente quando realiza uma atividade física muito intensa ou tem um dia muito corrido no trabalho. Já a fadiga é a sensação de estar cansado o tempo todo.
1. Cansaço que resulta de um esforço qualquer (ex.: fadiga física; fadiga mental).
Os tipos mais frequentes de fadiga
O principal sintoma é a fadiga. Outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador.
5 sinais de que você está à beira da fadiga
A fadiga adrenal é um termo utilizado para descrever a dificuldade do organismo para lidar com níveis elevados de estresse por muito tempo, causando sintomas como dor no corpo todo, dificuldade para concentrar, vontade de comer alimentos muito salgados ou cansaço persistente, mesmo tendo dormido bem.
Fadiga de materiais é um processo que leva a falha mecânica local, causado por um carregamento alternado, variável, e geralmente de valor muito abaixo do que uma carga estática que leva a ruptura. A falha mecânica pode ser caracterizada por trinca, trincas ou ruptura completa após um número suficiente de flutuações.
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. O estudo do fenómeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga - cerca de 95%.
Contudo, há numerosos motivos porque isto pode acontecer. Há situações totalmente diversas neste aspecto e podemos citar a título de exemplo: a vibração leva ao afrouxamento do bujão de dreno do cárter de equipamento móvel ou industrial, perda total do óleo lubrificante e, consequente, falha catastrófica.
Neste artigo, iremos apresentar as principais causas de falhas mecânicas, tais como corrosão, desgaste, por carregamentos estáticos e por fadiga. ... Sendo assim, os principais sinais de falha mecânica por desgaste são ruídos e vibrações excessivas, além de aumento da temperatura dos componentes do equipamento.
A nucleação e a propagação de trincas são um processo de deformação plástica muito localizada, e pequenas sobrecargas no ciclo de tensões podem levar a liberação de discordâncias ancoradas, facilitando a sua movimentação e a nucleação de trincas, ou a sua propagação.
A análise de falhas é um método de ensaio e observação desenvolvido para identificar causas de falhas em equipamentos, materiais, máquinas e rolamentos.
A metodologia para realização da análise de falhas obedece sete fases:
As ferramentas de análise de falhas:
Significado de Falha substantivo feminino Defeito, ausência de perfeição; em que há erro, incorreção: falha de desenvolvimento. [Por Extensão] Incorreção física; imperfeição moral: falha de caráter. [Por Extensão] O que está faltando em; lacuna: o projeto apresenta falhas.
Característica do que é infalível, do que não falha: alguns estudiosos tentam provar a infalibilidade da Bíblia Sagrada. [Religião] Dogma cristão que, para a Igreja Católica, afirma estar o Papa infalível de questionamentos relacionados com a fé e com a moralidade: infalibilidade papal.
Palavras que rimam com Falha:
adjetivo Indefectível; que não erra; que não se engana. Inevitável; que não deixa de acontecer; que não se consegue evitar. Que não pode nem consegue falhar: o ser humano não é infalível.
adjetivo Que não se pode mudar, alterar; sem possibilidades de mudança, de alteração; permanente, constante: já deixou claro que suas ideias sobre o projeto são imutáveis. Etimologia (origem da palavra imutável). Do latim immutabilis. e, "que não pode ser mudado, que não muda".