Categoria 4 – os resultados da mamografia indicam algumas lesões que podem ser câncer – as chances aumentam para 20 a 35%.
A categoria 2 da mamografia inclui achados que são tipicamente benignos, mas que devem ser mencionados, tais como cistos, alterações pós-cirúrgicas ou relacionadas ao tratamento prévio e implantes. A possibilidade de benignidade também é de 100%. Alteração pós-mamoplastia bilateral (implantes). Categoria BI-RADS® 2.
Cada mamografia anual (emite radiação ionizante) contribui para o desenvolvimento de câncer de mama, que não surge de imediato, mas após cerca de 10 anos de exposição. 3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo.
Antes dos 25 anos a mama é mais susceptível à radiação, por isso, a mamografia não deve ser realizada nessa faixa etária, mesmo em mulheres que tiveram casos familiares precoce, como aos 30 anos, por exemplo. Antes dos 25 anos de idade, a indicação para prevenção é a ultrassonografia.
E, ao contrário da recomendação para as mulheres a partir de 35 anos, as jovens não devem fazer mamografia, já que pode trazer problemas futuros, como o próprio câncer por causa da exposição à radiação.
A ecografia mamária diferencia-se da mamografia principalmente porque não usa radiação ionizante, pelo que serve para o estudo inicial em mulheres jovens e grávidas.
Neste caso, a ultrassonografia funciona como um exame complementar para auxiliar na indicação ou não de biópsia. Para mulheres de faixas etárias acima dos 35 anos, o exame mais indicado pelos médicos é a mamografia e, caso haja necessidade, o ultrassom das mamas.
· Preço justo: o ultrassom de mama é um exame com custo médio de 130 a 200 reais, o que o torna bastante acessível.
O ultrassom da mama é particularmente indicado para investigar a presença de nódulos ou cistos mamários nas mulheres com mamas densas e com alto risco de câncer de mama, como as que tem mãe ou avós com essa doença.
O transdutor emite ecos inaudíveis que são transmitidos em forma de imagem para um computador (baseado na modificação na frequência da onda ultrassonora emitida pelo aparelho). Geralmente o procedimento é rápido, variando de 10 a 30 minutos de duração e é indolor.
Detectar lesões da mama; Distinguir cistos de nódulos sólidos; Verificar o estado de próteses mamárias; Promover mais informações sobre os nódulos.