A condutividade térmica de um material é a medida da capacidade do material conduzir calor. Um alto valor de condutividade indica que o material é bom condutor de calor, enquanto um valor baixo indica que o material é um mal condutor de calor ou um isolante.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Condutividade Elétrica: os metais são ótimos condutores de eletricidade, por isso são muito utilizados em fios elétricos. ... Condutividade Térmica: a explicação para que os metais sejam bons condutores térmicos é baseada na presença de elétrons livres que são dotados de movimentos, como foi explicado anteriormente.
Os metais possuem elétrons livres em suas ligações metálicas, o que permite um trânsito rápido de temperatura e calor. É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.
Propriedades dos Compostos Metálicos Apresentam brilho característico. Elevada condutividade térmica e elétrica por causa dos elétrons livres. Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição. Maleabilidade (facilidade de se moldar mediante a pressão produzindo chapas e lâminas).