Significado de Elaborado adjetivo Que sofreu elaboração. Seiva elaborada, seiva enriquecida de substâncias orgânicas pela atividade das folhas e que circula nos tubos do líber.
5 formado, produzido, criado, gerado, desenvolvido, operado.
1. Que se elaborou. 3. Que é muito complexo (ex.: apresentou um plano muito elaborado).
Significado de Elaboração substantivo feminino Ação de elaborar, de elaborar-se: a elaboração da seiva. Trabalho orgânico que torna os alimentos assimiláveis. Transformação das ideias imediatas em elementos da personalidade. [Figurado] Composição, construção, preparação: elaboração de um plano, de um sistema.
Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória. ...
Significado de Labro substantivo masculino Lábio superior de mamíferos e insetos.
Significado de Ocelo substantivo masculino Olho simples de numerosos artrópodes (larvas de insetos, aracnídeos etc.). Pinta arredondada, de várias cores, nas asas de insetos, plumagem de aves (como as penas de pavão), pêlo de mamíferos; olhinho.
Significado de Seiva substantivo feminino Líquido que circula pelas diversas partes dos vegetais. (Distinguem-se a seiva bruta, que sobe das raízes para as folhas, e a seiva elaborada, produzida pelas folhas a partir da seiva bruta.). [Por Extensão] Sangue, substância, elementos vitais.
O ocelo é um olho primitivo, formado por um grupo de células fotorreceptoras. Sua função é perceber luminosidade. Essa estrutura tem a capacidade de perceber a direção e intensidade luminosa. Também é conhecida como mancha ocular.
São estruturas pequenas e isoladas, constituídas por células sensoriais, revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo óptico. Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagens.
Significado de silo Grande depósito, em forma de cilindro, feito de metal ou de cimento e destinado a armazenar cereais, forragem etc., que se carrega por cima e se descarrega por baixo.
Dermaptera (do grego derma = pele e pteron = asa, em referência às asas anteriores do tipo coriácea) são os insetos popularmente conhecidos como tesouras ou tesourinhas, por apresentarem um par de cercos em forma de pinça no ápice do abdome, usado para defesa ou durante a corte, sendo inofensivos ao homem.
Significado de Fitófago adjetivo Diz-se de um animal que se nutre de matérias vegetais. Que se alimenta somente de vegetais; vegetariano. [Zoologia] Relativo aos fitófagos, à divisão dos insetos da qual fazem parte os besouros cujo quarto tarsômero (parte do tarso) está contido no terceiro.
É nessa região que ocorre a digestão química do alimento. ... Insetos fitófagos sugadores, tais como, cigarrinhas, cochonilhas e pulgões, apresentam o aparelho digestivo bastante modificado que é chamado de câmara-filtro, na qual a parte posterior do trato digestivo está em contato intimo com a parte inicial do mesmo.
Nela, são agrupados os fede-fedes, percevejos, mosca-branca, cochonilha, pulgões, cigarras e cigarrinhas, um agrupamento com mais de 50 mil espécies.
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
Por que os insetos se tornam pragas? É constituída por indivíduos morfologicamente similares que podem cruzar e originar descendentes férteis. É um grupo de indivíduos da mesma espécie ocupando um determinado espaço. ... É uma mistura de populações de diferentes espécies em uma área definida.
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?
O conceito de praga está geralmente, intimamente ligado à ideia de uma superpopulação, o que causa desequilíbrios ecológicos tais como: esgotamento dos alimentos, devastação de plantações, extinção de outras espécies, epidemias de doenças infecciosas, epidemias de doenças parasitárias etc.
a) Controle cultural – Mobilização do solo, rotação de cultura, destruição de restos culturais, adubação, alteração da época de plantio, poda ou desbaste, irrigação ou drenagem, destruição de hospedeiros alternativos, uso de barreiras e destruição mecânica.
O controle de pragas é um conjunto de ações preventivas e corretivas que visa impedir a aparição e proliferação das pragas urbanas. Essas ações têm como foco impedir que esses agentes encontrem abrigo, alimentos e tenham um ambiente propício para a proliferação.
Na agricultura, o controle químico é atualmente o método mais utilizado tanto por pequenos, médios e grandes produtores, e consiste no uso de produtos químicos (inseticidas, fungicidas, bactericidas, herbicidas, etc) para se controlar pragas e doenças.
No caso de ataque de pragas em hortaliças, o uso de inseticidas e acaricidas químicos tem sido utilizado como a principal tática de controle. No entanto, alguns aspectos relativos ao uso de inseticidas e acaricidas devem ser ressaltados.
Alicerce do manejo integrado de pragas Para isso, deve-se determinar o estágio de desenvolvimento da cultura, as condições nutricionais da planta, os fatores climáticos, as principais pragas que potencialmente podem ser prejudiciais e a presença de inimigos naturais.
RESOLUÇÃO - RDC Nº 52, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre o funcionamento de empresas especializadas na prestação de serviço de controle de vetores e pragas urbanas e dá outras providências.
Para controlar a paquinha em jardins residenciais, podemos encharcar o terreno infestado com uma solução de água e detergente comum ou sabão. Esta medida deve ser tomada à tardinha ou à noite, pois a aplicação da solução sob o sol pode prejudicar as plantas.
A calda repelente mais usada para paquinhas é a de pimenta, que é curtida em um frasco de plástico por cerca de duas semanas. Em seguida, coe e dilua o líquido na proporção de 50 mililitros de calda para 20 litros de água. Pulverize sempre no fim da tarde, para evitar a queima das plantas com a calda.
Diminuir as regas e aplicar ao entardecer uma solução de água e detergente no gramado pode amenizar a presença dos invasores. Caso não funcione, a contratação de uma empresa controladora de pragas será a melhor decisão, usando sempre produtos de baixa toxicidade ao meio ambiente e ao homem.
Cachorrinho-da-terra, paquinhas e grilos-toupeira são nomes populares que variam de região para região para o mesmo inseto. Eles vivem em solo úmido e com matéria orgânica, danificando seriamente gramados mais sensíveis.