O curso de Atualização em ACLS - Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC), em parceria técnico-científica com a American Heart Association (AHA), aperfeiçoa competências para o atendimento de emergências, como: arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e situações de parada ...
O curso, criado pela American Heart Association (AHA), visa dar o treinamento para o atendimento do paciente em estado grave. ... O curso se baseia nas diretrizes da AHA para a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência.
A American Heart Association (AHA) é responsável pela publicação científica Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo.
Essas experiências práticas foram adaptadas dos melhores cursos e treinamento em emergências cardiológicas (ACLS), cirúrgicas (ATLS), e pediátricas (PALS) para a realidade da urgência e emergência no Brasil.
A 10ª edição do programa Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS), do inglês Advanced Trauma Life Support, trouxe diversas novidades e recomendações sobre o manejo e atendimento emergencial de paciente com diversos tipos de trauma.
O ATLS tem como objetivo padronizar a avaliação inicial e o atendimento do paciente traumatizado, além de aprimorar o atendimento dentro dos critérios mais avançados e já adotados por numerosos países desenvolvidos. Verifique o calendário do ATLS e faça a sua inscrição no curso por data.
TREINAMENTO EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR- BTLS.
As abreviações da nossa língua é mais fácil de entender e utilizar, por exemplo, VC (você); TD BM (tudo bem); BLZ (beleza) entre outras várias que a gente acaba utilizando no dia a dia.
NAEMT Trauma (PHTLS) é reconhecido em todo o mundo como o programa de educação continuada para atendimento pré-hospitalar de emergência trauma. ... Programas PHTLS são desenvolvidos a partir de Apoio Advanced Trauma Life (ATLS), um curso para médicos desenvolvida pelo Colégio Americano de Cirurgiões Comissão de Trauma.
O ATLS surgiu nos Estados Unidos, na década de 70. Teve como fator precipitador um acidente ocorrido com um ortopedista do estado de Nebraska, Dr. James Stimmer, enquanto pilotava seu avião.
O Advanced Trauma Life Support (ATLS), nasceu nos EUA no final da década 70. Surgiu como consequência direta do reconhecimento do trauma como doença prevalente e de características epidêmicas. O programa se desenvolveu rapidamente na América do Norte e Canadá, em direção ao sul do continente americano.
Jim Styner
O protocolo ABCDE do Trauma, hoje amplamente conhecido e tido como uma das principais práticas de primeiros socorros a vítimas politraumatizadas, a exemplo de muitas da descoberta médicas, nasceu de uma tragédia. O fato ocorreu em 1976, quando o Dr. James K.
Como funciona? Consiste em padronizar o sistema através da sequência de atendimento ABCDE, através da avaliação inicial ou primária e da avaliação secundária, após a estabilização da vítima. A avaliação inicial ou primária visa a identificação das lesões e estabilização simultânea do paciente vítima de trauma.
O enfermeiro que irá atender o paciente politraumatizado deve procurar saber e conhecerem a cinemática e a biomecânica envolvida no trauma, bem como as lesões que poderão advir.
Atendimento especializado Quando há um trauma, o foco do atendimento está em minimizar danos. Assim deve ser com a equipe que faz o atendimento pré-hospitalar ao socorrer o paciente e, consequentemente, com os profissionais que o recebem no hospital.
Emergências traumáticas Os traumas são lesões provocadas no corpo exposto a energias que não são suportadas pela nossa fisiologia. Hemorragias por conta dos mais diversos tipos de traumas são o principal motivo de necessidade de atendimento de emergência.
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
Confira a seguir algumas situações que inspiram um atendimento de emergência:
Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.