Pesquisando o significado em um conceituado dicionário, aprendemos que “profissão” caracteriza “o trabalho habitual que uma pessoa desempenha para conseguir os meios necessários à sua sobrevivência: emprego, ofício”.
Expressões como “à procura de novas oportunidades”, “a procurar emprego como…”, “em transição” ou simplesmente “desempregado” são comuns em perfis de profissionais desempregados. E se à primeira vista pode parecer fazer sentido, saiba que pode ter um impacto negativo e até prejudicar a sua procura de emprego.
Identifique o que gosta de fazer e o que não gosta. Isso significa ter consciência sobre as suas preferências e competências. Quando pensar no que gosta de fazer, o mais importante é que tenha autonomia e seja protagonista da escolha, só assim conseguirá identificar quais as áreas terão mais afinidade.
Por definição, PROFISSÃO é o nome do trabalho que a pessoa se preparou para desempenhar, seja ele em uma escola técnica ou em uma faculdade. A OCUPAÇÃO é o cargo exercido, ou seja, do que o profissional se ocupa.
Já a profissão se refere a ocupação proveniente do diploma, seja ele de uma graduação, pós ou curso tecnológico. Nossa função são nossas tarefas e responsabilidades que realizamos diariamente no trabalho. E cargo é o nome dado a posição que ocupamos em determinado setor ou departamento.
Função: é um agregado de deveres, tarefas e responsabilidades, que requerem os serviços de um ou mais indivíduos. ... Cargo: é um conjunto de funções similares ou um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que a compõem.
- tarefas "órfãs": responsabilidades que ninguém assume; ... - tarefas desnecessárias: tarefas que não fazem mais sentido e que continuam a ser feitas; - outras oportunidades para melhorar sistemas e processos gerenciais.