A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.
substantivo feminino Pena; condenação imposta por um juiz à pessoa que cometeu um crime. Castigo; recriminação feita a alguém: punição infantil.
Deve-se punir para: compensar uma prática delituosa, intimidar a ação de futuros delinqüentes, consolidar o sentimento de confiança na lei, proteger temporariamente a sociedade das ações do criminoso e reabilitar o infrator.
Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.
Sabe-se que a teoria behaviorista se baseia fundamentalmente na previsibilidade das reações aos estímulos e reforços. ... 1 - Reforço negativo; 2 - Reforço positivo. b) 1 - Extinção; 2 - Punição.