A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.
No português, os principais processos para formar palavras novas são dois: derivação e composição. Não pare agora... ... É a formação de palavras a partir da anexação de afixos à palavra primitiva. Exemplos: inútil = prefixo in + radical útil.
A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação. ... A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio. Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor).
Quanto ao processo de formação de palavra descampado, observa-se que é formada por parassíntese, processo mediante o qual acrescenta-se simultaneamente um prefixo e um sufixo ao radical da palavra primitiva.
As palavras infelicidade e felicidade são ambas derivadas do mesmo radical latino Felix, feliz. Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. ... Infelicidade foi formada colocando o prefixo "In" com o sentindo de negação nesta palavra.