Homens e mulheres podem ingressar na EFOMM, desde que tenham idade entre 17 e 23 anos, além de ensino médio completo. Também é preciso ser aprovado em um concurso público, realizado uma vez por ano pela Marinha do Brasil. Há, ainda, uma altura mínima para se tornar oficial: 1,60m para homens e 1,50m para mulheres.
Quem atua no segmento offshore submete-se às regras da Consolidação das Leis da Trabalho (CLT), assim como todos os funcionários registrados. Nas plataformas, eles se submetem a 12h de trabalho por 14 dias consecutivos. Em seguida, desembarcam no 15º dia e têm 20 dias de folga.
A onshore acontece em terra, enquanto a offshore é no mar. Por conta disso, é de se imaginar que os processos são diferentes, já que cada local necessita de um procedimento específico. Um equipamento capaz de extrair petróleo do oceano, por exemplo, não serve para o solo e vice-versa.
“Offshore” é uma expressão em inglês para “operado no mar” ou “afastado da costa”. ... No segmento offshore existe uma série de questões que determinam os processos de exploração, tais como segurança, etiqueta entre trabalhadores e capacitação.
a formação do petróleo se dá pelo fato da decomposição matéria orgânica os chamados fósseis, podendo ser de origem marinha devido aos restos orgânicos de origem marinha e há petróleo no meio terrestre , devido aos restos de matéria orgânica terrestre . Como restos de animais , árvores e outros meios orgânicos!
São elas que efetivamente extraem o petróleo localizado no fundo do mar, levando-o à superfície, onde o óleo é separado de outros compostos, como água e gás. ... As fixas são instaladas em águas rasas (até 180 metros) e ficam ligadas ao subsolo oceânico por uma espécie de grande “pilar”.
O topo tem 105 metros de comprimento, 60 metros de largura e 144 metros de altura – quase tão alto quanto um prédio de 50 andares. Ele pesa mais de 42.
Quando a broca alcança a rocha que contém o petróleo, é promovida uma explosão, que gera fissuras e permitem que o óleo chegue até o poço. O óleo pode ser jorrado por energia própria (poço surgente) ou através de uma ação externa, quando o óleo é muito viscoso ou possui pressão reduzida.
A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração. O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar.
A diferença é que são feitas por meio de plataformas marítimas. A profundidade de um poço pode variar de 800 a 6.
O uso de barragens flutuantes para conter a dispersão do petróleo, a queima deste combustível na superfície marinha, e a retirada de seu excesso por certos tipos de bóias absorventes presentes em embarcações marítimas, são outras alternativas utilizadas para controlar os vazamentos deste composto no mar.
Principais produtos derivados do petróleo