Para ser professor no Ensino Fundamental I e primeiros anos do Fundamental II é necessário cursar a Pedagogia, enquanto para atuar nos últimos anos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio é necessário o curso de Licenciatura (no caso, Licenciatura em Química) feito tanto em universidades públicas, particulares, ...
O Licenciado em Química é profissional habilitado ao exercício do magistério na educação básica. Pode atuar na área de análises químicas e controle de qualidade, quer no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer na operação de equipamentos.
Considera-se que, para ser professor de Química, deve-se possuir conhecimento sólido e abrangente na área específica, referentemente ao ensino/aprendizagem, saber trabalhar em laboratório e também saber usar a experimentação como recurso didático.
Onde atua um Químico? O químico pode atuar em indústrias, na gestão de qualidade, no controle de alimentos, com aprovação de materiais, com pesquisa em casos de polícia forense, além de instituições públicas ligadas a governos.
Agora, quem tiver licenciatura em matemática, por exemplo, poderá lecionar em física ou química, desde que faça curso de especialização. Com a mesma condição, os pedagogos estão autorizados a dar aulas de sociologia, filosofia e psicologia para alunos de ensino básico.
Passos para se tornar um físico:
Tanto empregado, dependente, entidade sindical, médico ou autoridade pública podem emitir a CAT a qualquer momento. Outra autoridade pública onde a CAT pode ser emitida por um médico de trabalho são os Centros de referência de Saúde do Trabalhador (CERESTs).
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.