A conservação ex-situ também é feita por meio de bancos de germoplasma, onde tecidos animais ou vegetais podem ser armazenados e utilizados, principalmente em estudos biotecnológicos voltados ao melhoramento genético das espécies que têm valor comercial ou medicinal.
Preservando a vegetação que temos, combatendo o reflorestamento com espécie única e geralmente não nativa, incentivando o plantio de árvores, proibindo a caça, captura e comércio de animais silvestres, promovendo a proteção das espécies animais ameaçadas, criando reservas com acesso limitado - são algumas medidas que ...
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
Em resumo, a diversidade morfológica, genética, fisiológica e comportamental entre os organismos faz com que eles explorem nichos diferentes na natureza, assumindo funções especializadas, mas que possam também atuar de maneira semelhante no ambiente, ajudando assim, a amortecer o efeito de mudanças ambientais e ...
Resposta: A biodiversidade, a diversidade dos seres vivos, incluindo as espécies vegetais e animais, os ecossistemas e a variação genética, é a base da nossa vida no Planeta. ... A preservação da biodiversidade e a gestão sustentável dos ecossistemas estão, portanto, ligados em parte à eliminação da pobreza.
De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é. ... A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da concorrência e predação.
A biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, como o fornecimento de água, ar puro e de alimentos, são fundamentais para a construção de um futuro próspero e sustentável para a população brasileira, com maior geração de emprego e renda e redução das desigualdades sociais e econômicas.
A definição de biodiversidade dada pelo Fundo Mundial para a Natureza (1989) é: "a riqueza da vida na terra, os milhões de plantas, animais e micro-or- ganismos, os genes que eles contêm e os intrinca- dos ecossistemas que eles ajudam a construir no meio ambiente".
Resposta. O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas e desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue (ou não quer) recriar o habitat que ele mesmo danificou. Estudos revelam que nos próximos 25 anos, de duas a sete espécies em cada 100 vão se extinguir.