O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando.
O termo narrativa designa a ação, o processo ou o efeito de narrar uma história. Em literatura, a narrativa é a conexão entre todos os elementos que compõem o enredo: personagens, tempo, espaço e conflito. Na narrativa, o narrador exerce a função primordial de “contação” da história.
Como deve ser caracterizado o espaço em um texto narrativo?
O espaço na narrativa é o lugar físico onde as personagens circulam, onde as ações se realizam. Primeiramente, podemos analisar o espaço como interno e externo. ... Nesse sentido, é importante que seja considerado o espaço social pelo qual circulam as personagens e o espaço psicológico, as suas atmosferas interiores.
O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)
Os textos narrativos são veiculados em jornais, revistas, televisão, etc. Exemplos de textos narrativos: novela, romance, fábula, crônica e conto. Os textos narrativos são aqueles nos quais as ações de personagens são esboçadas em um espaço e tempo determinados.
Foco narrativo, como se caracteriza o foco narrativo, narrador observador, narrador onisciente, primeira pessoa, terceira pessoa, protagonista, coadjuvante.