O Que Pode Causar Poliuria?

O que pode causar Poliuria

A poliúria é quando os rins produzem uma quantidade muito alta de urina, fazendo com que a pessoa urine várias vezes ao dia e em grande quantidade, geralmente mais de 3 litros no período de 24 horas, podendo ser causada pelo consumo excessivo de água ou até mesmo excesso de proteínas na alimentação.

Apesar de os sintomas variarem bastante de uma pessoa para a outra e também do local afetado no sistema urinário, os principais são a queimação ao urinar, sensação de peso na bexiga, baixa quantidade de xixi, vontade frequente de ir ao banheiro e urina escura ou com cheiro forte.

Qual o sintoma mais comum?

É feito um exame de pescoço e cabeça, notando bocas e olhos secos. Já no exame da pele o profissional observará a presença de qualquer hiperpigmentação ou lesão, úlceras e inchaços subcutâneos. Além disso, um exame neurológico completo nota quaisquer déficits focais, avaliando o status mental do indivíduo.

Embora algumas vezes seja causada por um defeito dos rins, a diabetes insipidus pode ser provocada por  traumatismos no cérebro, doenças autoimunes, infecções ou até tumores, que podem causar a deficiência do hormônio que diminui a perda de água. Entenda melhor o que é a diabetes insipidus as suas causas.

Mesmo que a frequência que uma pessoa vá ao banheiro mude de acordo com cada organismo e hábitos, as variações no número de vezes ao longo do dia caracterizam diferentes sintomas que podem estar relacionados a diabetes. O mesmo se aplica aos volumes eliminados de cada vez. Dessa forma, é preciso entender o que é poliúria e como isso pode se relacionar a esse quadro.

Que cuidados tomar apГіs ser diagnosticado?

Que cuidados tomar apГіs ser diagnosticado?

A função da medicação diurética é, antes de tudo, promover a diurese. Assim, ao fazer uso desses medicamentos, haverá um aumento nas idas ao banheiro, em razão de maior volume resultante do estímulo da medicação. Diuréticos são medicamentos que as pessoas com diabetes não devem utilizar sem indicação médica. É um cuidado a ser observado, sobretudo por conta de seu uso indiscriminado para fins de estética corporal associado à atividade física.

Uma vez que for constatado o débito urinário por meio de histórico médico, é preciso realizar a dosagem de glicemia para descartar qualquer possibilidade de diabetes descontrolada. Caso o exame sanguíneo não detecte a hiperglicemia, é necessário a realização de outros procedimentos, como:

Essa condição não deve ser confundida com outra parecida, a polaquiúria (ou polaciúria), que também apresenta a necessidade de ida ao banheiro mais vezes durante o dia, mas para eliminação de volumes menores de urina. De todo modo, a poliúria não é uma doença, mas um sintoma. Como tal, pode resultar de comportamentos da pessoa, assim como da presença de alguma doença. Suas causas, no entanto, devem sempre ser verificadas, a fim de serem corrigidas com orientação médica.

Poliúria e sua associação com outras doenças

AlГ©m disso, Г© fundamental consultar um nefrologista. “O mГ©dico especializado poderГЎ realizar uma avaliação, levando em consideração fatores como estilo de vida, hГЎbitos miccionais e histГіrico familiar e de saГєde, para determinar se realmente trata-se de poliГєria e qual a possГ­vel causa do problema, assim indicando o tratamento mais adequado para cada caso”, finaliza a Dra. Caroline Reigada.

Não encontrando causa aparente, deve-se procurar uma avaliação médica especializada para o diagnóstico. Uma vez diagnosticada a existência de poliúria e percebidas suas causas, o médico definirá as medidas a serem tomadas. Entre as indicações, poderão estar presentes:

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

A poliúria, por sua vez, é um sintoma que pode ser causado por uma série de fatores que levam à produção excessiva de urina pelos rins. “A causa mais comum da poliúria é o consumo excessivo de água. Mas, nesses casos, o problema é passageiro. O mesmo vale para quando se faz uso de medicamentos diuréticos, como a espirolactona, ou se ingere alimentos e bebidas que aumentam a diurese, como o café e a cerveja”, afirma a nefrologista. Porém, a persistência da necessidade frequente de ir ao banheiro pode ser um sinal de alerta para condições mais sérias.

Como tratar: quando existe suspeita de diabetes é importante consultar um clínico geral ou um endocrinologista para uma avaliação, que pode envolver exames como a dosagem de glicose e hemoglobina glicada no sangue. Confira os exames mais utilizados para diagnosticar a diabetes.

A diabetes insipidus central não tem relação com a diabetes mellitus, isto é, com a concentração de glicose no sangue. Trata-se, na verdade, de um distúrbio que ocorre por alterações nas regiões do cérebro que são responsáveis pelo armazenamento, produção e liberação do hormônio antidiurético (ADH), mas também pode ter origem por conta de uma disfunção renal.

Afinal, o que Г© poliГєria?

No diabetes, como ocorre grande concentração de glicose para ser eliminada, há uma demanda maior por água. Por essa razão, o volume para a composição da urina acaba aumentado.

A poliГєria, por sua vez, Г© um sintoma que pode ser causado por uma sГ©rie de fatores que levam Г  produção excessiva de urina pelos rins. “A causa mais comum da poliГєria Г© o consumo excessivo de ГЎgua. Mas, nesses casos, o problema Г© passageiro. O mesmo vale para quando se faz uso de medicamentos diurГ©ticos, como a espirolactona, ou se ingere alimentos e bebidas que aumentam a diurese, como o cafГ© e a cerveja”, afirma a nefrologista. PorГ©m, a persistГЄncia da necessidade frequente de ir ao banheiro pode ser um sinal de alerta para condições mais sГ©rias.

Como tratar: é importante que suplementos de proteína sejam consumidos com a orientação de um médico do esporte, nutrologista ou nutricionista, para evitar que sejam consumidos em excesso. Além disso, é recomendado evitar o consumo excessivo de proteínas por meio de alimentos, adotando uma alimentação mais balanceada.

ComentГЎrios

Como tratar: urinar muito durante a gestação geralmente é normal e para tentar reduzir a quantidade de urina a grávida pode evitar algumas bebidas que estimulam o processo de formação de urina como café e chá, dando preferência para a água, por exemplo.

De todas as causas de poliГєria, o consumo maior de ГЎgua e lГ­quidos em geral Г© a mais comum e menos danosa para a pessoa. O organismo nГЈo pode manter todo o volume de ГЎgua ingerido, por isso busca sempre promover o equilГ­brio, de modo a nГЈo haver excesso. Quando parte da ingestГЈo de lГ­quidos envolve princГ­pios ativos diurГ©ticos, como no caso do cafГ©, do chГЎ e de bebidas alcoГіlicas, por exemplo, a diurese Г© ainda maior. Assim, tanto a quantidade como a qualidade do lГ­quido ingerido podem conduzir Г  poliГєria.

EntГЈo, o que fazer ao notar um aumento no volume de urina eliminado diariamente? O primeiro cuidado que vocГЄ deve ter Г© nГЈo segurar a vontade de ir ao banheiro. “Sempre que sentir vontade, vГЎ ao banheiro assim que possГ­vel. Segurar a urina pode favorecer a proliferação de microrganismos causadores da infecção urinГЎria”, alerta a especialista.

Diferença entre poliúria e polaciúria

Assim como a poliГєria se caracteriza pelo aumento no volume de urina liberada pelo organismo, a polidipsia constitui um consumo excessivo de ГЎgua, acima do que seria normal para a pessoa. Com certa frequГЄncia, observa-se que a poliГєria ocorre na sequГЄncia de episГіdios de polidipsia.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Frequentemente a poliúria é secundária à polidipsia e esse sintoma pode ser tão notável quanto o sintoma urinário. Pode acontecer também o contrário e a poliúria levar a um aumento da sede (polidipsia). Na poliúria há a eliminação de mais de 2,5 litros diários de urina. Não há, como na polaciúria, a eliminação frequente de pequenas quantidades de urina, mas, ao contrário, de grandes quantidades, correspondente a uma bexiga repleta. No diabetes insípidus, em que há uma grande polidipsia central e uma poliúria consequente, é produzida uma urina muito diluída e com densidade muito baixa. No diabetes mellitus, quanto maior for o nível de glicose no sangue, maior será a quantidade de água na urina e por isso, maior a quantidade de urina e mais diluída ela será. Na insuficiência renal, geralmente ocorre a eliminação de substâncias que não estão em excesso no sangue, mas que os túbulos renais não conseguem reabsorver, aumentando, assim, o volume da urina. A poliúria também pode ser o primeiro sinal perceptível de doença nos rins.

Quais sГЈo os sintomas tГ­picos de diabetes?

Os sintomas clГЎssicos do diabetes incluem excesso de sede (polidГ­psia), excesso de urina (poliГєria) e excesso de apetite (polifagia). Mas, Г© importante ressaltar que mais da metade dessas pessoas nГЈo apresentam sintomas tГ­picos de diabetes.

Como o diabetes se manifesta?

Nos adultos – A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria); Sede constante e intensa (polidipsia) e secura na boca; Fome constante e difícil de saciar (polifagia);

O que torna uma pessoa diabГ©tica?

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

Quando uma pessoa Г© diagnosticada com diabetes?

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a teima.

Quem tem maior risco de ter diabetes?

Os fatores de risco para o DM sГЈo: idade maior que 45 anos; sobrepeso (ГЌndice de massa corporal > 25); obesidade central (cintura abdominal >102 cm para homens e >88 cm para mulheres, medida na altura das cristas ilГ­acas); antecendente familiar (mГЈe ou pai) de diabetes; hipertensГЈo arterial (>140/90 mmHg); colesterol ...

Quais sГЈo os fatores de risco da diabetes?

Quando a glicemia (açúcar no sangue) se mantém elevada durante muito tempo, pode aumentar o risco de complicações crónicas associadas com a diabetes. Estas complicações incluem: Doença cardíaca e enfarte. Lesões renais.

Quais as consequГЄncias do diabetes tipo 2?

A longo prazo, a glicemia elevada pode causar sérios danos ao organismo. Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e catapultam o risco de infartos e AVCs.

O que acontece se eu nГЈo tratar a diabetes?

6. Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros.