EQST

O Que Se Entende Por Abelhas Africanizadas?

O que se entende por abelhas africanizadas?

As abelhas africanas Apis mellifera scutellata foram introduzidas no Brasil em 1956. ... Com isso surgiram populações polí-hibridas denominadas africanizadas, com predominância de características das abelhas africanas, tais como a grande capacidade de enxamear e a rusticidade (Kerr, 1967).

Como ocorre a reprodução da abelha africanizada Apis mellifera scutellata?

A fêmea fecundada constrói ninhos no chão e coloca seus ovos. Na maioria das vezes, elas morrem antes que os filhotes tenham atingido a forma adulta. A espécie de abelhas mais conhecidas são Apis mellifera, que vivem em sociedade.

São características das abelhas das raças de Apis mellifera europeias?

Apis mellifera mellifera (abelha real, alemã, comum ou negra)
  • Originárias do Norte da Europa e Centro-oeste da Russia, provavelmente estendendo-se até a Península Ibérica.
  • Abelhas grandes e escuras com poucas listras amarelas.
  • Possuem língua curta (5,7 a 6,4 mm), o que dificulta o trabalho em flores profundas.
Mais itens...

Porque as abelhas Apis mellifera são chamadas de invasoras?

Originárias da África, Ásia e Europa, as abelhas africanizadas (Apis mellifera), foram trazidas para o Brasil para a produção de mel, elas são exóticas invasoras. Estas espécies são chamadas de espécies exóticas invasoras. ...

Por que a abelha africanizada é considerada uma espécie exótica?

Isso acontece quando são deslocadas por humanos para lugares nos quais elas não chegariam naturalmente e passam a se reproduzir sem controle, afetando de forma negativa a biodiversidade, seus serviços ecossistêmicos ambientais, a economia e até a saúde humana. Estas espécies são chamadas de espécies exóticas invasoras.

O que é e qual a importância da Espermateca?

Uma rainha pode ser fecundada por até 17 zangões e o sêmen é armazenado num reservatório especial denominado espermateca. Esse estoque de sêmen será utilizado para a fecundação de óvulos durante toda a vida da rainha, pois ao retornar à colônia não sairá mais para realizar outro vôo nupcial.

Como chama o macho da abelha europeia?

zangão O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades.

Qual o perigo da abelha Europa?

No abdome está localizado o ferrão. O ferrão pode causar reações alérgicas e, dependendo do número de ferroadas, chega a ser fatal. O ataque do enxame pode provocar a morte de animais. Para reproduzir, a rainha ocupa-se exclusivamente de colocar ovos, cerca de 3 mil por dia.

Qual a diferença entre abelha italiana e africana?

Qual a diferença entre a abelha africana e a européia? Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia.

Como a abelha-africana veio parar no Brasil é porque essa espécie é uma ameaça para as espécies nativas?

Originárias da África, Ásia e Europa, as abelhas africanizadas (Apis mellifera), trazidas para o Brasil para a produção de mel, são exóticas invasoras, ou seja, causam prejuízos à biodiversidade local. Às abelhas nativas, as africanizadas impactam ao competir e “roubar” pólen/néctar, mas nem sempre polinizam.

Quais são as abelhas exóticas?

As abelhas exóticas que conhecemos hoje também são conhecidas como abelhas africanizadas e sua espécie é Apis mellifera. São empregadas principalmente na produção de mel, geleia real, cera, própolis, pólen e na apiterapia. Essas abelhas são o foco da Apicultura brasileira na atualidade.

Qual a função da Espermateca presente na abelha rainha?

Desenvolvimento das abelhas. A espermateca, uma cavidade do abdome da rainha, guarda os espermatozóides após o acasalamento. Três dias após a fecundação, inicia-se a postura. Quando a rainha introduz o abdome no alvéolo menor, comprime a espermateca, liberando os espermatozóides que irão fecundar o ovo.

Qual a principal função da probóscide das abelhas?

Em insetos, a probóscide é uma estrutura oca, correspondente ao prolongamento do aparelho bucal, que então funciona como sugador, ou picador-sugador. É o caso de pernilongos, borboletas, certas abelhas e percevejos.

Como ocorre a reprodução partenogênese?

Uma vez que acontece sem que haja fecundação e, por conseguinte, a combinação de gametas masculinos e femininos, a partenogênese é considerada um tipo de reprodução assexuada. ... No segundo grupo acontece o contrário: os óvulos desenvolvem embriões fêmeas. Já no terceiro tipo podem ocorrer embriões de ambos os sexos.

Quem é o par da abelha?

A abelha, como todo o inseto, tem três pares de pernas. Utiliza o primeiro para limpar as antenas, protegendo-as da poeira. O segundo serve de apoio para o seu corpo, e o terceiro par, chamado de patas coletoras, serve para mover pólen.

Qual o tipo de abelha mais perigosa?

As abelhas assassinas são um dos insetos muito agressivos e dominantes no mundo. O grupo segue a vítima por mais de 1 milha e atacam em grupo, com picadas repetitivas, mirando principalmente na face e olhos dos humanos. Nossa armadeira está listada no livro dos recordes como a mais perigosa do planeta.

Tem abelha-europeia no Brasil?

No Brasil, foi introduzida, em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera. Quando ameaçada, é bastante agressiva e irritadiça. Portanto, todo o cuidado é pouco. Por outro lado, adapta-se com facilidade a diferentes ambientes e gera própolis em abundância (principalmente em regiões úmidas).