A dor na planta dos pés, popularmente conhecida como sola dos pés, pode ser ocasionada por diversos problemas. Diversas podem ser as patologias, desde quadros traumáticos a casos inflamatórios. A causa mais comum é a fasciíte plantar.
A pessoa tem que pegar um tablete de sabão virgem, cortar um pedaço, colocar em uma vasilha e adicionar um pouco de vinagre e um punhado de sal. Depois, colocar a mistura no fogo para derreter, mas antes, deve adicionar um pouco de farinha para fazer uma papa.
Quando a dor demora para passar é recomendado consultar um ortopedista para prescrever remédios anti-inflamatórios, como Acetaminofeno ou Naproxeno, que reduzem a inflamação no local do esporão, facilitando o caminhar e o alívio mais rápido da dor.
Geralmente, o incômodo é causado pela fascite plantar, uma inflamação na fáscia que recobre quase toda a musculatura da planta do pé. O problema é muito comum em iniciantes no exercício, pessoas que estão acima do peso ou exageram na carga de atividade física.
A queimação nos pés é uma sensação dolorosa que costuma acontecer devido à lesão nos nervos das pernas e pés, geralmente, devido à situações como neuropatia diabética, alcoolismo, deficiências nutricionais, infecções ou lesões que afetam a coluna ou os trajetos dos nervos, por exemplo.
A eritromelalgia é uma síndrome rara em que pequenas artérias (arteríolas) da pele se dilatam periodicamente, o que provoca dor semelhante a queimação, sensação de pele quente, bem como vermelhidão nos pés e, com menos frequência, nas mãos. A eritromelalgia é uma doença arterial periférica funcional.