EQST

O Que Pesquisa De Dismorfismo Eritrocitrio?

O que pesquisa de dismorfismo eritrocitrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é pesquisa de dismorfismo eritrocitário?

A análise da morfologia das hemácias no sedimento urinário pode indicar se a origem da hematúria é glomerular (presença de acantócitos e/ou codócitos) ou não glomerular. A hematúria microscópica de forma isolada pode ser encontrada em 4% a 13% da população geral.

O que causa dismorfismo eritrocitário?

Dismorfismo eritrocitário é uma alteração relativamente comum na prática clínica e comumente associada à glomerulonefrite. Novo estudo publicado na Nephrology Dialysis Transplantation avalia a prevalência desta alteração e o uso desse achado na diferenciação de doenças renais na prática clínica.

Quando o dismorfismo é relevante para o diagnóstico?

A pesquisa de dismorfismo eritrocitário na urina é de grande relevância para o diagnóstico laboratorial de doenças renais, pois permite diferenciar a hematúria de origem glomerular da não glomerular.

Para que serve o exame de dismorfismo Eritrocitario?

Dismorfismo eritrocitário consiste numa alteração morfológica das hemácias presentes na urina, que permite avaliar a origem da hematúria. O exame é pedido pelo médico quando o paciente relata escurecimento da urina, e em alguns casos, dor e/ou ardência ao urinar, entre outros sintomas.

Qual o valor de referência utilizado na pesquisa de dismorfismo Eritrocitário para a definição de Hematúrias Glomerulares?

Vários trabalhos procuraram determinar esse valor de referência: alguns autores adotam a presença de, no mínimo, 20% de dismorfismo como indicativo de hematúria glomerular, tanto para crianças quanto para adultos(15, 38, 41, 58). Outros encontraram bons resultados utilizando um limite de 10%(67).