Cacifo, sinal de cacifo ou sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão ("cacifo") formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.
O edema caracteriza-se pelo aumento da quantidade de líquido intersticial em um tecido ou então no interior de uma cavidade. O líquido acumulado no edema é formado por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma sanguíneo.
A elevação crônica da pressão nos membros inferiores leva ao vazamento de fluido das vênulas, além do fibrinogênio e dos fatores de crescimento nos membros inferiores, em processo que ocasiona a agregação de leucócitos, bem como a ativação e a obliteração da rede linfática - esse processo traz como consequências as ...
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
Edema periférico é o nome que se dá ao inchaço das pernas, pé e tornozelo em decorrência da acumulação de líquidos. Este problema pode surgir como um processo natural do envelhecimento ou, ainda, como resultado de uma série de possíveis doenças.
Pés e tornozelos inchados: 10 principais causas e o que fazer
Uma boa forma de eliminar o inchaço dos tornozelos e dos pés é tomar um chá diurético, que ajude a combater a retenção de líquidos, como o chá de alcachofra, chá verde, cavalinha, hibisco ou dente de leão, por exemplo.
O inchaço no joelho ocorre quando há o acúmulo de líquido sinovial, sangue ou pus na região. Esses acúmulos tornam a articulação mais rígida e, normalmente, o indivíduo sente dificuldade em movimenta-la.
O edema ósseo traduz um contusão óssea. Tanto em uma contusão direta, como, por exemplo, quando um jogador de futebol recebe um chute na canela ou por uma entorse do joelho ou do tornozelo.
O tratamento para essa enfermidade é feito a partir de repouso, bolsas de gelo e uso de medicamentos analgésicos. Cintas, órteses e bengalas podem ser necessárias para ajudar no suporte do paciente.
Um edema na articulação é o inchaço que ocorre no tecido mole ao redor de uma articulação, resultante do acúmulo de líquidos na região.