O Realismo foi um movimento que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. A escola literária se destacou pela forte presença da objetividade em suas obras, rompendo com o subjetivismo e a perfeição estética pregada pelo Romantismo.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo. ... Dentre as características da literatura dessa época temos o gosto pelo progresso da ciência em reação ao convencionalismo amoroso dos românticos.
A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. As características da literatura realista se contrapõem com as românticas. ... Os cenários passaram a ser urbanos e o ambiente social passou a ser valorizado ao invés do natural.
O movimento realista se opõe ao movimento romântico, pois apresenta características distintas, dentre elas pode-se citar: Romantismo: ficção e sentimentalismo X Realismo: busca mais próxima possível do retrato da realidade.