O que o protocolo ovsynch? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O protocolo "Ovsynch" consiste em uma aplicação intramuscular de 100mcg de GnRH, independentemente do dia do ciclo estral em que as vacas se encontram, causando ovulação do folículo dominante presente e, iniciando ou coincidindo com o início de uma nova onda de crescimento folicular, sincronizando o desenvolvimento do ...
Qual a função da segunda aplicação de GnRH nos protocolos de IATF?
A substituição da segunda aplicação de GnRH permite a indução de secreção mucosa, de tônus uterino e de comportamento sexual devido ao uso de estrógeno, além da redução do custo total do protocolo (Stevenson et al., 2004).
O que é o protocolo de IATF?
A IATF tem como objetivo sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas, por meio de uma sequência de tratamentos hormonais, conhecida como protocolo de sincronização. Ao final do protocolo, as inseminações são realizadas em horário prede- terminado, ou seja, em tempo fixo. Aumento da eficiência reprodutiva.
O que é protocolo hormonal?
Os protocolos hormonais podem ser utilizados para induzir a ovulação e restabelecer a atividade ovariana dos animais com boa condição corporal em anestro no pós-parto recente. Os fármacos administrados nos protocolos mimetizam os hormônios produzidos pelo organismo, revertendo algumas causas de anestro.
Qual a função dos progestágenos nos protocolos de IATF?
Os protocolos com progestágenos O uso de progesterona ou de progestágenos permite sincronizar o cio e a ovulação de novilhas e de vacas cíclicas ou em anestro pós-parto. Os dispositivos de progesterona são mantidos na vagina por um período de 7 ou 8 dias (alguns protocolos utilizam 9 ou 10).
Qual hormônio pode ser aplicado na IATF quando se deseja provocar um feedback negativo na liberação de FSH?
O folículo dominante sintetiza a inibina, que é um hormônio peptídeo produzido pela granulosa, cuja função é a retroalimentação negativa para liberação de FSH, através de um efeito direto na hipófise (FLORIANI, 2006).
Como é feito o protocolo de IATF?
A IATF funciona em fêmeas em anestro A indução de cio na IATF é feita através da administração de fármacos que visam controlar a ovulação das vacas. Dentre os hormônios descritos no protocolo, a inclusão do eCG é a parte responsável pelo alcance dos animais em anestro.
Como funciona um protocolo de IATF?
A IATF funciona em fêmeas em anestro A indução de cio na IATF é feita através da administração de fármacos que visam controlar a ovulação das vacas. Dentre os hormônios descritos no protocolo, a inclusão do eCG é a parte responsável pelo alcance dos animais em anestro.
Qual a função do estrógeno na IATF?
EstrógenoAs funções desse hormônio dentro e fora do sistema genital são a indução da conduta do estro (cio, ação no SNC), aumento da vascularização, contrações e secreções genitais e o controle da secreção de GnRH e gonadotrofina.
Quais hormônios são responsáveis pelo feedback negativo na liberação do GnRH?
Níveis crescentes de estradiol e progesterona, bem como de inibinas A e B, todos secretados pelos ovários, exercem um feedback negativo que contém a secreção hipotalâmica de GnRH, a responsividade hipofisária ao GnRH ou ambas.
Que molécula em feedback negativo inibe a liberação de FSH?
O estradiol atua na liberação hipotalâmica de GnRF e na hipofisária de FSH e LH, exercendo sobre elas um "feedback" negativo. E a inibina age sobre a hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH. ... Isso acontece porque o estradiol se liga ao FSH para que surja os receptores do LH nas células da granulosa.
Qual o valor de uma inseminação artificial em vacas?
“A inseminação custa, em média, R$ 60. É uma biotecnologia muito viável que garante retorno do investimento em um ano e meio em torno de 150% ”, ressaltou.
Qual a função do ECP na IATF?
Os resultados de sincronização da ovulação e de fertilidade obtidos nestes estudos indicam que o ECP pode ser utilizado para indução da ovulação em programas de IA com tempo fixo em vacas em lactação, porém deve-se lembrar que houve efeito de interação número de partos e tratamento na taxa de prenhez.
Qual a finalidade da utilização de p4 na sincronização do estro em bovinos?
Sua função na sincronização é inibir o desenvolvimento de um possível corpo lúteo ou para prevenir a ovulação. ... (2001) propuseram estratégias que visam estimular o aumento do folículo ovulatório, formação de um CL acessório e suplementação com progesterona exógena em diferente momentos.
Como funciona o feedback hormonal entre o FSH e o LH junto aos hormônios ovarianos?
O controle hormonal (liberação de GnRH, FSH e LH) depende do estradiol e da inibina secretada nas células da granulosa. O estradiol atua na liberação hipotalâmica de GnRF e na hipofisária de FSH e LH, exercendo sobre elas um "feedback" negativo. E a inibina age sobre a hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH.