O que é GFIP? É a guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social que contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações, geradas pelo aplicativo SEFIP.
A GFIP Retificadora (Guia do FGTS e Informações à Previdência) é gerada para fins de recolhimento ou declaração dos depósitos complementares de FGTS, correção de dados que compõe a chave, entre outros. Para a Previdência Social, cada nova GFIP para uma mesma chave substitui a anterior.
Para correção, deve ser transmitida uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida; ou seja, para o estabelecimento 0001, a competência 01/2006, o código de recolhimento 115 e o FPAS 515, contendo a remuneração correta para o trabalhador a retificar ou a confirmar na ...
Passo 1: Acesse o site Conectividade Social: https://www.conectividade.caixa.gov.br, lembrando que só é possível acessar se já estiver com o certificado digital cadastrado. Passo 2: Escolha a opção, “Caixa Postal”. Passo 3: Selecione a opção “Nova Mensagem” Passo 4: Clique em, “Envio de SEFIP”.
No sistema Metadados, após os ajustes realizados, deverá ser gerada a Rotina Especial RHPR 1846 (Gera Arquivo SEFIP em Meio Magnético) da competência à ser retificada, marcando-se todas as folhas do mês. Acesse o Módulo Folha de Pagamento no menu: Relatórios / Rotinas Especiais.
De acordo com o Manual SEFIP: Para correção da informação prestada em tais campos, basta a entrega de uma nova GFIP/SEFIP para a mesma chave da GFIP/SEFIP incorreta e contendo a informação devida.
Acesse a Aba guias - INSS /GPS. Informe a Referência na qual lançou a Compensação e marque a opção "GPS Conferência" - "Avançar". Selecione a empresa na qual estamos conferindo a compensação e clique em "Avançar".
A declaração de compensação deve ser feita por meio do PER/DCOMP Web, disponível no portal e-Cac, sendo necessário que a pessoa jurídica tenha certificado digital. No PER/DCOMP Web o contribuinte deverá informar a categoria da DCTF e o período de apuração dos débitos que deseja compensar.
Segundo o manual da SEFIP/GFIP 8.
Neste caso, o contribuinte deve utilizar primeiro o Programa PER/DCOMP e, após, poderá preencher o PER/DCOMP Web para fazer compensação, informando que o crédito foi detalhado em PER/DCOMP anterior.
O que pode ser compensado. Os créditos podem se compensados com outros tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos.
360 dias
2) Copie o arquivo baixado para o Disco Local (C:) do computador;
Faça download do arquivo de atualização de tabelas na página da RFB na internet <idg.receita.fazenda.gov.br, menu "Onde Encontro", opção "PER/DCOMP", item "atualização das tabelas"> e execute a função "atualizar tabelas" no menu ferramentas.
Como fazer download e atualizar A versão offline Sicalc AA requer visitar o site oficial da Receita (https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc-1/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc) e fazer o download manual do arquivo no computador.
12. Restaurar Cópia de Segurança
Para auxiliar na transmissão, a Receita Federal disponibiliza o PER/DCOMP Web, que pode ser acessado por meio do Portal e-CAC. Assim o contribuinte pode realizar o pedido de restituição e a declaração de compensação do Pagamento Indevido.
Atualizar DCTF e os dados não aparecem (recuperar dados dctf após atualização)
Ao entrar no Portal e-CAC:
Postado em: - Área: Dirf - Impostos Retidos....Retificação da entrega: Obtenção do número do recibo
Saiba como recuperar o recibo da declaração do IR