O 'cuidado' consiste em um modo de agir que é produzido como 'experiência de um modo de vida específico e delineado' por aspectos políticos, sociais, culturais e históricos, que se traduzem em 'práticas' de 'espaço' e na 'ação' de 'cidadãos' sobre os 'outros' em uma dada sociedade.
Como praticar nas instituições o Cuidado Centrado no Paciente? Prover a educação e o apoio de que os pacientes necessitam para tomar decisões e participar dos seus próprios cuidados.
Cuidar de si mesmo também é extremamente importante, afinal, não adianta você cuidar de todos e se esquecer da pessoa mais importante do mundo: você! Cuidar de si não significa negar cuidados aos outros. Cuidar de si é garantir também que você estará bem quando cuidar do outro for preciso.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.
Cuidar é perceber o outro como ele é, com suas limitações, dores e amores. Cuidar não é só olhar para o corpo físico ou alguma limitação, cuidar envolve questões emocionais, história de vida, sentimento, emoções, de ambos os lados.
Dicas para cuidar da saúde mental
Dicas para cuidar da Saúde Mental
6 dicas simples e eficazes para cuidar da saúde
Hábitos pouco recomendáveis como o excesso do consumo de substâncias nocivas para o organismo como álcool e cigarro deverão ser evitados. Para além disso, a inclusão de alimentos com cálcio e vitaminas B, como legumes, queijo, carne, nozes e salsa é bastante favorável para manter um sistema nervoso saudável.
É por isso que os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. “Cuidar do físico-psíquico se torna necessário para uma existência saudável, ativa e potente. Tanto em relação às emoções, quanto ao nosso cognitivo.
A quebra do tabu em relação à importância de ter uma mente saudável fez com que alguns profissionais adquirissem relevância no setor, tornando o trabalho essencial para o cotidiano da população. Mas não são apenas psiquiatras e psicólogos os responsáveis por tratar a saúde mental.
A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental.
Dessa forma, a enfermagem se faz responsável direta pelo processo de cuidar do paciente. Esse cuidado contempla também a família e suas necessidades. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à segurança do paciente, a Enfermagem é uma grande aliada na busca e garantia da qualidade do cuidado prestado.
Identifica as potencialidades e fragilidades da formação holística em um curso de graduação em Enfermagem. Holismo é um conceito filosófico associado ao entendimento amplo dos fenômenos, sem reducionismo ou fragmentação.
"Enfermagem é a ciência e a arte de assig tir o ser humano no atendimento de suas necessidades bási cas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, cop tando para isso com. a colaboração de outros grupos profis sionais" .
A Enfermagem surgiu antes mesmo de Cristo – ainda que à época não tivesse esse nome técnico. Sua origem aponta para o trabalho de homens e mulheres abnegados que cuidavam do bem-estar dos enfermos, tentando garantir a eles uma situação digna, de saúde básica e de sobrevivência.
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um prupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios.
Histórico de enfermagem — relação escrita de informa- ções específicas sobre o paciente, provendo dados sobre as suas necessi- dades ou os seus problemas como base para evolução, prescrição e ava- liação da assistência de enfermagem.
A Lei n.º 2.
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. A Enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação. ... Art.
Os cursos de Enfermagem devem ter a duração de no mínimo 4.
Os técnicos de Enfermagem podem atuar, basicamente, sempre em uma mesma linha de trabalho. Já os que optam pela graduação em Enfermagem têm muito mais portas abertas no mercado, podendo mudar de ares na carreira –– e, quem sabe, obter remunerações muito mais atraentes ao longo da vida profissional.