Em termos contábeis, a convenção do conservadorismo estabelece que, entre possibilidades alternativas de avaliação do patrimônio, deve-se escolher aquela que represente o menor valor atual para o ativo/receita e o maior valor para o passivo/despesa.
A convenção da Objetividade remete o contador na escolha de um método mais objetivo entre a escolha de um método objetivo e subjetivo. O Objetivo desta convenção é restringir e ou eliminar excessivos liberalismos nas escolhas de critérios, objetivamente quando se trata de valores.
O princípio da continuidade pressupõe que a empresa terá uma duração indeterminada, sendo que a quantificação e reconhecimento do patrimônio, além de toda a contabilidade da empresa, deverá ser realizada enquanto a empresa existir.
São Princípios Fundamentais de Contabilidade, EXCETO: a) Entidade e Prudência.
Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.
Falhas relacionadas aos impostos O contador precisa ter atenção e a precisão de uma máquina para não causar deslizes na apuração dos impostos. Cálculos de PIS, COFINS e ISS, por exemplo, costumam ser as principais pedras no caminho do empreendedor.