Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.
É provável que com a normalização dos níveis de ácid úrico (através da dieta e do uso de alopurinol) que este caroço (o qual chamamos de tofo) irá diminuir, mas dificilmente ele desaparece por completo. Alguns pacientes optam pela retirada cirúrgica do tofo por questões estéticas.
Para tratar a doença gota, chamada cientificamente de Artrite Gotosa, recomenda-se a ingestão de medicamentos que atuam sobre o ácido úrico, como a Colchicina, o Alopurinol ou a Probenecida, que diminuem o ácido úrico no organismo, o acúmulo de uratos nas articulações, assim como a previne o surgimento de crises.
Quem sofre de gota deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e que causa a dor e o inchaço típicos da doença.
Leguminosas: feijão, soja, grão-de-bico, ervilha e lentilha; Verduras: aspargo, cogumelo, couve-flor e espinafre; Cereais integrais: todos (arroz integral, trigo em grão, centeio, aveia);