Método Científico na Filosofia Na filosofia, o método científico considera o fato de o pensamento obedecer a certos princípios internos. Esses princípios são a identidade, a razão, a não-contradição e a exclusão. Dos princípios dependem o conhecimento da verdade e exclusão do que não foi comprovado.
Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas? a) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação racional com relação a fins.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
*De acordo com as análises de Max Weber a religião é uma ação social racional com relação à valores, é também uma ação social tradicional e afetiva.
Ação tradicional que é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitos fortemente enraizados em sua vida. ... O objetivo do sociólogo é compreender este processo, desvendando os aspectos causais que dão sentido à ação social em determinado contexto.
Ações afetivas: ações tomadas devido às emoções do indivíduo, para expressar sentimentos pessoais. Como exemplos, comemorar após a vitória, chorar em um funeral, seriam ações emocionais.
As diferenças entre as ações racionais e irracionais Em todo o caso, na ação racional, o indivíduo apresenta todo o controle da interação. Enquanto isso, a ação irracional é motivada muito mais por algo intrínseco/interno que não é de controle do indivíduo.
Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético.
Resposta. Ações Sociais Refletem o conceito crítico e o coletivismo de uma individualidade , assim como o nível cultural e/ou intelectual de uma sociedade.
A ação social racional com relação a valores, ou seja, que orienta ação mas possui valor; A ação social afetiva, que é movida por sentimentos; E por fim, a ação social tradicional que tem como fonte os costumes ou hábitos sociais.