O músculo platisma ou músculo subcutâneo do pescoço é um músculo do pescoço. Representa um músculo superficial, ocupando grande parte anterior do pescoço.
Os músculos escalenos têm três funções principais: Os músculos escalenos elevam as costelas, e consequentemente o tórax. Por essa razão, eles são também considerados como músculos acessórios da inspiração.
Um “clássico de escritório”: com a mão, segure o lado oposto da cabeça, e empurre-a cuidadosamente, fazendo aproximar com o ombro; a seguir, repita a operação trocando de lado e com isso você alonga o músculo da escápula, os escalenos anterior e médio, bem como o músculo do pescoço.
A contração do músculo transverso do tórax puxa as cartilagens costais caudalmente, auxiliando assim na expiração. Entretanto, ele não é considerado parte dos músculos respiratórios primários, como os músculos intercostais ou o diafragma.
Os verdadeiros músculos da parede torácica preenchem os espaços entre as costelas e atuam nelas, elevando ou abaixando, e são denominados músculos intercostais. O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
O reumatologista poderá receitar medicamentos como relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina e antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina. As técnicas tipo TENS e ultrassom, usadas na fisioterapia, também podem auxiliar no controle da dor provocada pela fibromialgia.
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.
A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.