de aufklaerung, termo alemão que pode ser traduzido por “iluminismo”, “esclarecimento” ou “ilustração”. procura do conhecimento e de sempre examinar o que lhe é transmitido”, afirma Barboza.
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
Ilustração aí seria "a saída do homem de sua menoridade", ou seja, um momento em que o ser humano se torna consciente da força e inteligência para fundamentar a sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou tutela de outrem.
Kant diz que a menoridade trata-se da permanência do homem na menoridade se deve ao fato de ele não ousar pensar, pois a partir do momento em que o ser humano usa sua razão ele consegue atingir sua independência.
O pensamento Kantiniano considerava que menoridade estava relacionada ao fato de sermos seres que precisam de conhecimento, sendo assim, quando estamos em menoridade, significa que estamos na ignorância, na falta de conhecimento, na ilusão.
O uso público da razão está em oposição à menoridade do entendimento humano porque, de acordo com Kant, uso público da razão implica em liberdade e autonomia.
1 Condição de quem é menor de idade. 2 Fase da vida em que o indivíduo menor de idade, até os 18 anos, não é reconhecido como responsável diretamente por seus atos civis. 3 Período durante o qual uma pessoa ainda não atingiu a maioridade.
O novo Código Civil, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, alterou a idade de referência para a maioridade, determinando que "a menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil" (art. 5º, da Lei n.
Preguiça e covardia são as causas que explicam por que uma grande parte dos seres humanos, mesmo muito após a natureza tê-los declarado livres da orientação alheia, ainda permanecem, com gosto, e por toda a vida, na condição de menoridade. É tão confortável ser menor!
· A redução da maioridade penal diminuiria o aliciamento de menores para o tráfico de drogas. Hoje em dia, como são inimputáveis, os menores são atraídos para o mundo do tráfico para fazer serviços e cometer delitos a partir do comando de criminosos. Sem a maioridade penal, o aliciamento de menores perde o sentido.
A maior parte da população é a favor O Datafolha divulgou uma pesquisa em que 87% dos entrevistados afirmaram ser a favor da redução da maioridade penal. Apesar de que a visão da maioria não é necessariamente a visão correta, é sempre importante considerar a opinião popular em temas que afetam o cotidiano.
Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa. A constituição brasileira assegura nos artigos 5º e 6º direitos fundamentais como educação, saúde, moradia, etc. Com muitos desses direitos negados, a probabilidade do envolvimento com o crime aumenta, sobretudo entre os jovens.
A reforma ou redução da maioridade penal no Brasil refere-se aos diferentes esforços, ideias ou iniciativas visando possíveis mudanças na legislação brasileira sobre a penalização de menores de dezoito anos, especialmente no que diz respeito à possível redução da idade para aplicação de punição criminal (legalmente ...