EQST

O Que Foi A Reforma Ortografica De 2009?

O que foi a reforma Ortografica de 2009?

Entrou em vigor dia 01/01/2009 as novas regras ortográficas da língua portuguesa com o intuito de unificar o idioma nos 8 países em que o utilizam como língua principal. ... Nova Regra: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano.

Por que uma nova reforma da ortografia?

Para melhorar a compreensão mútua da lingua, corrigir as distorções históricas que a lingua portuguesa foi tomando e também para modernizar e facilitar o seu uso, em 1990 os países onde o português é a lingua oficial, iniciaram um processo de Reforma Ortográfica ( Acordo Ortográfico de 1990 ou Acordo Ortográfico do ...

Quais das palavras abaixo sofreram a reforma ortográfica de 2009?

Deixa de existir em palavras paroxítonas com ditongos abertos "éi" e "oi": idéia, heróico, assembléia e platéia (antes); ideia, heroico, assembleia e plateia (agora).

Quais as alterações significativas que a reforma ortográfica do ano de 2009 trouxe?

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.

Para que serve a reforma ortográfica?

Foi o que ocorreu com o acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa, que teve como objetivo simplificar as regras ortográficas, unificar a grafia e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional. ...

Quem fez a reforma ortográfica?

1986 - O presidente brasileiro José Sarney promoveu um encontro dos sete países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe - no Rio de Janeiro. Foi apresentado o Memorando Sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Quais as palavras que perderam o acento na nova ortografia?

Veja abaixo outras palavras terminadas em eem e oo(s) que perderam o acento:
  • abençôo → abençoo.
  • crêem (verbo crer) → creem.
  • dôo (verbo doar) → doo.
  • enjôo → enjoo.
  • perdôo (verbo perdoar) → perdoo.
  • vêem (verbo ver) → veem.

Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009 Dê exemplos?

Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.

Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009?

Hífen – Não vai hífen nas palavras que perderam a noção de composição, mas uma lista de palavras com essa perda não aparece no Acordo Ortográfico. A noção de composição é subjetiva e deixa margem à dúvida. Exemplo de possível confusão: pára-quedas (antes) – Paraquedas (agora). Chega ao fim.