EQST

O Que Fazer Quando A Raiz Da Orqudea Apodrece?

O que fazer quando a raiz da orquídea apodrece?

O que fazer: O primeiro passo para evitar que as raízes continuem “podres” é parar com as regas por um tempo! Em seguida, corte as que estiverem realmente inúteis e estiverem perdidas – elas geralmente ficam moles e com coloração marrom escura ou preta, ao contrário da raiz saudável, que é firme ao toque!

Pode cortar as raízes das orquídeas?

Não corte essas raízes! Quando elas estão brancas, elas são essenciais à planta. A raiz parece morta. ... Se você cortar raízes saudáveis, você pode tanto fazer com que a planta sofra para absorver água quanto deixa-la pegar uma infecção causada por algum fungo ou bactéria.

Como salvar uma orquídea com podridão?

- Destruir as plantas muito atacadas, queimando-as, de preferência. - Queimar também todo o substrato retirado dos vasos. Dithane e produto à base de cloro. - Nas plantas maiores, parcialmente atacadas, pode-se tentar fazer mudas, desde que se tenha condições de cortar pedaços das plantas além dos tecidos atacados.

Como reviver uma Orquidia?

O Que Fazer Para Recuperar Orquídea Que Está Morrendo?
  1. Ao retirar a planta do vaso, só assim que poderá ver como as raízes se encontram. ...
  2. Retire raízes mortas (podres) e apare deixando-as com mais ou menos 10 cm, mas cuidado para não cortar as que estiverem com tons de branco a esverdeado.
Mais itens...•28 de ago. de 2017

Como acabar com fungo na raiz da orquídea?

Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.

Porque as raízes de orquídeas saem do vaso?

Estas raízes que saem para fora do vaso, são conhecidas como raízes aéreas, responsáveis em absorver nutrientes do ambiente. ... No caso das orquídeas, é comum que as epífitas soltem raízes para fora do vaso quando plantadas em qualquer tipo de substrato (como musgo esfagno, casca de pínus e fibra de coco, entre outros).

Como limpar as raízes das orquídeas?

Aproveite que você deixou as raízes mais soltas para cortar as raízes velhas: aquelas que estiverem mais murchas, acinzentadas e sem vida. Utilize uma tesoura higienizada com cloro ou álcool e corte o que for possível. Será uma limpeza importante para a sua orquídea!

Como são as raízes da orquídea?

Raízes. As orquídeas não apresentam raízes primárias, que são raízes centrais principais de onde brotam outras raízes secundárias, mas apenas as raízes secundárias as quais brotam diretamente do caule e ocasionalmente de outras raízes.

O que fazer para a orquídea não morrer?

  1. Tenha cuidado com a exposição directa à luz solar. A exposição directa à luz solar pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. ...
  2. Evite regar as suas orquídeas no momento mais quente do dia. ...
  3. Escolha um substrato apropriado para orquídeas. ...
  4. “Limpe” as suas orquídeas sempre que necessário.
24 de jun. de 2019

O que é canela seca nas orquídeas?

Abílio, canela seca é o nome popular de duas doenças causadas por fungos. ... A doença começa nos pseudobulbos e vai avançando pelo rizoma (o "caule" das orquídeas), se espalhando rapidamente até matar a planta em poucos meses.

Como saber se a orquídea está morrendo?

Mas felizmente, as orquídeas começam a nos dar sinais de que algo não vai bem muito antes de adoecer ou morrer. Como por exemplo, raízes amareladas, alaranjadas ou escuras; folhas manchadas ou muito escuras, enrugadas, amolecidas ou com aspecto muito diferente do de costume; e falta de crescimento e florescimento.

Como saber que a orquídea morreu?

Descubra quais os sinais a que deve estar atento na sua orquídea
  1. Raízes com um tom amarelado, alaranjado ou até escuro;
  2. Folhas com manchas ou com cor muito diferente do habitual;
  3. Folhas “moles”, com uma aparência distinta do que é normal;
  4. Outros factores;
24 de jun. de 2019

O que as orquídeas não gostam?

“Sendo uma planta tropical, a orquídea gosta de calor, porém, ela não gosta de vento e nem de sol direto. ... “O certo é nunca molhar as flores nem as folhas, somente a raiz da planta”, alerta. “É preciso ter ainda cuidado para não deixar a água acumular no vaso, porque o excesso é prejudicial para a orquídea”, orienta.

Como higienizar substrato?

Limpe bem o substrato, limpe com uma toalha seca e limpa imediatamente antes do IPA evaporar. Descarte os panos quando estiverem sujos. Panos sujos não limpam efetivamente. Verifique se o substrato está seco.

Como fortalecer as raízes das orquídeas?

Faça um Concentrado com Algumas Pontas de Raízes Vivas Para estimular o crescimento de mais raízes vamos cortar algumas pontas de raízes vivas e verdes de uma muda de orquídea sadia qualquer. Colocar num pratinho com um pouco de água e esmagar bem. Regar com esta mistura as novas raízes da muda transplantada.