EQST

O Que Significa Tinea Capitis?

O que significa tinea capitis? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa tinea capitis?

Trata-se da dermatofitose mais comum em crianças, acometendo o couro cabeludo e os cabelos, provocando descamação e alopecia em placa. Geralmente, afeta crianças entre 2 e 10 anos, raramente afetando lactentes e adolescentes.

Qual o tratamento para tinea capitis no couro cabeludo?

Nos adultos, o tratamento de tinea capitis é com o medicamento antimicótico terbinafina ou itraconazol administrado por via oral. A duração do tratamento depende do medicamento utilizado. Xampu de sulfeto de selênio também é, às vezes, utilizado em adultos.

Qual o melhor tratamento para Tinea?

A tinea corporis é tratada com imidazol, ciclopirox, naftifina ou terbinafina em creme, loção ou gel aplicado diretamente na área afetada (uso tópico) duas vezes por dia e continuamente por 7 a 10 dias depois que a erupção cutânea tiver desaparecido completamente, o que geralmente leva cerca de 2 a 3 semanas.

O que é dermatofitose no couro cabeludo?

As dermatofitoses, também conhecidas como micoses superficiais, tineas ou tinhas, são infecções causadas, na maior parte das vezes, por dermatófitos, um tipo de fungos que possui elevada afinidade pela queratina e que, por isso, atinge locais em há maior concentração dessa proteína, como pele, pelos, cabelos e unhas.

Quais são as principais doenças do couro cabeludo?

Neste post, conheça quais são as 5 doenças do couro cabeludo mais comuns!
  • Psoríase. A psoríase é uma doença crônica que atinge não apenas o couro cabeludo, mas também cotovelos e joelhos, entre outras partes do corpo. ...
  • Foliculite. ...
  • Dermatite seborreica. ...
  • Pitiríase. ...
  • Alopecia.
6 de mai. de 2019

Como saber que o couro cabeludo está inflamado?

Normalmente, um couro cabeludo inflamado é acompanhado por outros sinais e sintomas, como erupções cutâneas, pele seca, coceira e descamação.

O que causa seborreia no couro cabeludo?

Dermatite seborreica A dermatite seborreica ou seborreia é mais conhecida como caspa. Ela surge devido à mudança na produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que eleva a oleosidade do couro cabeludo. Por isso, a região atingida fica avermelhada, em placas ou crostas, e muitas vezes há coceira e descamação.