Ao receber uma multa, indevida ou não, o condutor deve atentar-se à notificação e a todos os seus detalhes, pois ela provavelmente terá erros que poderão ser acusados no recurso. Nessa fase, o recurso aplicável é a Defesa Prévia.
Primeiramente, registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil. Você precisa garantir que o seu nome não seja envolvido, caso o veículo clonado esteja sendo utilizado para cometer qualquer tipo de crime. Leve consigo documentos, fotos do carro verdadeiro (o seu, no caso).
Ao perceber que comprou um carro clonado, o novo proprietário deve procurar um posto policial com urgência e fazer um boletim de ocorrência. Depois, é preciso realizar o registro da condição no Detran.
Recebi Uma Multa Indevida de Outro Estado, Como Recorrer? O primeiro passo é a defesa prévia e nós podemos te ajudar! Na notificação de autuação, a primeira recebida pelo proprietário do veículo, consta um prazo para a apresentação da defesa de autuação, também conhecida como defesa prévia.
Observe o lacre do veículo procure por desgastes e observe os orifícios onde fica o arame de lacração das placas. Caso possuir rebarbas ou polimento pode indicar uma possível falsificação. Procure nos vidros a numeração do chassi, ao menos um deles deve possuir a numeração.
Como saber se seu carro foi clonado?
Verifique se o lacre no veículo possui algum desgaste e observe os orifícios onde fica o arame de lacração das placas. Caso apresentarem rebarbas ou polimento pode ser sinal de falsificação. Verifique se os vidros possuem os números do chassi, ao menos um deles devera possuir.
Deve-se também checar se o lacre das placas do veículo está adulterado, de forma que as rebarbas ou polimento interno podem indicar sinais de adulteração. O ideal é fazer negócio com uma pessoa que possa ser localizada facilmente no futuro e possuir seu endereço completo, ou com lojas reconhecidas do ramo.
Deve-se verificar se o número de chassi do documento confere com o que está no motor. Outra informação importante é ver se não há marcas de solda no motor, isso pode ser sinal de adulteração. No motor também há uma etiqueta de identificação, assim como na coluna da porta ao lado do passageiro.
Pague a taxa de autorização para remarcar o número do chassi Se o veículo for aprovado na revistoria, de posse do Licenciamento (CRLV), dirija-se à agência bancária dos bancos conveniados para recolher a taxa de autorização para remarcar o número do chassi, a qual deverá ser apresentada ao Detran.
Detran: Lacres terão novas cores para aumentar segurança contra a clonagem. A partir do dia 12 de junho, os lacres para carros zero quilômetro serão da cor azul. Nos veículos usados, quando transferidos de município ou relacrados, a mudança da tarjeta da placa será acompanhada de novo lacre, nesse caso, na cor verde.
Já os veículos mais novos está no lado do passageiro ou no compartimento do motor”, explica. Outro detalhe é o número do motor, que apesar de não constar no documento do veículo, pode ser identificado através de consulta no Detran ou Ciretran. Com o número do Renavam, é possível saber o número do motor do carro.
Como Proceder
Através da decomposição dos 17 dígitos do número de chassis, também conhecido como VIN code, podemos descobrir as informações mais relevantes sobre o veículo sem precisar vê-lo pessoalmente. De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito.
Para consultar o número do chassi de um veículo, basta procurar as caixas correspondentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Para isso, entre em sua conta com o login e senha cadastrado e escolha a opção de consulta de veículo. 4 – Pronto! É só preencher o número do chassi ou placa que você terá um demonstrativo ou histórico do veículo. Viu como é simples e fácil saber histórico de um veículo pela placa ou chassi?
Com o número do chassi e/ou motor em mãos é possível realizar a pesquisa pelo site da Consultas Prime. Para consultar Chassi e Número Motor acesse o site e procure pela busca através de Decodificador. Depois basta preencher o campo com o número do veículo que deseja pesquisar.
O número indica o ano de fabricação (na década) e a *letra, o mês; seguindo esse padrão:
Para Motores de popa Yamaha fabricados entre 1984-2004: você deve primeiro localizar o Número do modelo localizado em uma etiqueta no suporte de popa do motor de popa. Exemplo: 2005 = D; 2004 = C; 2003 = B; 2002 = A; 2001 = Z; 2000 = Y... O número superior é o número do modelo.
Localize a placa de número de série. O número de cima da placa é o número de série, mas o número de baixo é o ano de fabricação com quatro dígitos. Se o ano não for legível, avance para a próxima etapa.
Nos 8 dígitos impresso no vidro do carro o primeiro da esquerda para a direita corresponde ao ano do veiculo, esta tabela acima mostra as letras e números sendo estes as referencias dos anos de 2001 a 2009 vai ser de 1 a 9 o inicio do chassi em 2010 ele passa a ser letra A e vai o alfabeto inteiro, algumas letras não ...
Número do chassi nos vidros Os últimos 8 dígitos do chassi devem estar grafados em pelo menos seis vidros, ou seja, dois em cada lado, o para-brisa e o vigia traseiro. É comum que um carro tenha um ou mais vidros substituídos ao longo da vida, porém o novo vidro também deve ter a marcação.