Caso a queimadura seja leve, coloque a região queimada debaixo de água fria, por pelo menos 15 minutos. Mantenha um pano limpo e umedecido em água fria nas primeiras 24h, trocando sempre que voltar a aquecer. Uma pomada hidratante ou cicatrizante também ajuda na recuperação.
O tratamento imediato das queimaduras químicas consiste na irrigação abundante do olho, usando a fonte de água que estiver mais disponível (chuveiro, torneira, bebedouro, mangueira ou banheira). “Quanto maior o intervalo de tempo entre o acidente e a irrigação com água, pior o prognóstico.
Em casos de queimadura por calor, como o contato com objetos quentes, deve-se apenas lavar o olho e as pálpebras com água fria corrente e colocar um pano úmido sobre o olho regularmente até chegar ao pronto socorro, para manter a região umedecida.
O sabão pode ter causado uma conjuntivite irritativa e/ou lesão de córnea. Quando acontecer de algo cair nos olhos, procure não esfregá-los, pois pode piorar a lesão. Ao invés disso, lave os olhos ou faça compressas com água filtrada gelada.
A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias e ser um agravante da inflamação. O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados.