O Saeb é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana). O resultado da Ana está previsto para 31de maio de 2014.
domingo, 31 de maio
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (15) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019.
Acesse o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
Siga as etapas:
Ao final da inscrição no Enem uma mensagem deve aparecer no topo da tela. O texto “Inscrição concluída com sucesso”, em letras verdes, indica que o estudante conseguiu isenção no exame e, por isso, não precisa pagar a taxa.
Para acessar a sua página do participante e consultar sua situação de inscrição e suas notas anteriores, você precisa: Passo 1: acessar o portal do Inep e clicar em página do participante. Passo 2: Clicar na opção de entrar com o gov.br e preencha os dados de cpf e senha.
Enem – como se inscrever
Como justificar a ausência no Enem
O candidato que teve o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltar ao Enem sem justificativa, não poderá ser isento no ano seguinte. Importante: Para abonar a falta ao Enem e ter isenção em uma próxima aplicação, é preciso justificar a ausência no ato da nova inscrição.
Ou seja, para abonar a taxa de inscrição do próximo Enem, neste caso o de 2021, será preciso justificar a ausência.
Justificativa de ausência – Os participantes que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020.
Se um candidato que pagou pela taxa de inscrição faltar ao Enem, não é preciso enviar justificativa. Ele apenas não terá a possibilidade de fazer o exame e precisará se inscrever novamente no ano seguinte. Vale destacar que a prova do Enem é realizada apenas uma vez por ano, em dois dias.
Quem precisa fazer a justificativa de ausência? De acordo com o edital divulgado no fim de março, deve realizar a justificativa aquele que garantiu a isenção do Enem 2019, não compareceu aos dois dias de prova e precisa da isenção novamente nesta edição.
O Projeto de Lei 55/21 isenta do pagamento da taxa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) previsto para 2021 todos os estudantes da rede pública de ensino inscritos em 2020 e que deixaram de comparecer às provas e, ainda, os que concluíram o ensino médio em 2020 ou vierem a conclui-lo em 2021.